Nos dias de hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas saibam manter e aprimorar a produtividade de seus funcionários. Portanto, não há maneira melhor para garantir que eles alcancem os objetivos do que implantando uma cultura de engajamento coletivo.

Entretanto, nem todo mundo sabe como trabalhar essa questão. Muitas vezes, pode parecer difícil medir o engajamento de seus funcionários. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber a respeito e como botar essas ações em prática. Confira!

 

Capacitar e incentivar

 

Para implantar um ambiente de trabalho no qual os funcionários se sintam engajados nos objetivos da empresa, é preciso investir em satisfação desde os profissionais da empresa, até clientes e fornecedores. Com isso, garante-se que haja um sentimento de reconhecimento pelo trabalho realizado.

É fundamental, portanto, investir na capacitação dos funcionários e incentivá-los a desempenhar o melhor que cada um tem a oferecer. Uma boa forma de entender como agir nesse sentido é olhando para cases que deram certo, como os que veremos a seguir.

 

Ações bem-sucedidas

 

Uma empresa que tem sido referência mundial no engajamento de seus funcionários é a Disney. Sua principal estratégia é focar na capacitação de líderes, dando importância ao papel desempenhado por cada um deles. Isso significa, muitas vezes, investir em treinamentos específicos que visam maior criatividade, tecnologia, cultura, etc.

Em um exemplo nacional, podemos citar a Natura, que investe em educação de alto nível para seus funcionários, além de treinamentos no local de trabalho, políticas de saúde e informação econômica, entre outros. O resultado é um aumento na produtividade dos indivíduos, o que se reflete diretamente no lucro final da empresa.

Mas, para acompanhar essa evolução no engajamento dos funcionários, é preciso ter uma referência para análise. Como, então, medir esse fator?

Existem diversas ferramentas que auxiliam no processo de acompanhamento do engajamento dos funcionários de uma empresa. Muitas delas oferecem diversas informações que facilitam a visibilidade dessa situação, proporcionando ao gestor a oportunidade de desenvolver um plano de ações.

Citaremos algumas delas para exemplificar de que forma podem ser utilizadas.

 

1. Appraisd

 

Trata-se de uma ferramenta de avaliação que permite destacar competências, objetivos, progresso, plano de desenvolvimento, etc. Assim, a plataforma permite a realização de feedback de toda a equipe de uma forma mais dinâmica e menos tediosa.

 

2. BetterWorks

 

A partir de metas definidas pela empresa, é possível acompanhar o desempenho de cada funcionário em uma hierarquia de cima para baixo ou de baixo para cima. E assim, o histórico gerado permite a elaboração de planos individuais.

 

3. Oracle Taleo

 

O grande diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de acompanhar o desempenho do profissional desde o processo de contratação. Isso porque que facilita um panorama mais amplo quanto ao seu rendimento ao longo do tempo.

 

4. Reviewsnap

 

Além de uma avaliação de desempenho individual, o Reviewsnap oferece um dashboard no qual os funcionários acompanham seus índices e podem ser recompensados. É uma forma mais interativa e dinâmica de lidar com esse processo, pois incentiva cada profissional a avaliar o próprio desempenho e dedicar-se quanto aos pontos a serem melhorados.

Investir em um sistema que auxilie nesse processo permite que você faça um levantamento de dados e acompanhe mais de perto a participação dos funcionários nos objetivos da empresa.

Faça uma análise da estratégia que você usa atualmente e verifique de que forma essas ferramentas podem ajudá-lo a avaliar a performance de seus colaboradores com mais eficiência!

Gostou das dicas para medir o engajamento de seus funcionários? Então curta nossas páginas no Facebook e LinkedIn para ter acesso a mais conteúdos!