Marketing de experiência é uma prática que tem como objetivo utilizar a emoção para atrair e fidelizar clientes. De acordo com sua metodologia, todo o processo de contato com a marca precisa ser trabalhado, oferecendo uma experiência única e memorável para cada pessoa.

Assim como a Disney, o Starbucks e o Outback, sua empresa também deve pensar na imagem que está passando para o cliente. A ideia é criar diferenciais em seu negócio que tornem a experiência de compra em um processo prazeroso.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura, vamos explicar como você pode utilizar essa estratégia!

 

Como funciona o marketing de experiência?

 

O marketing de experiência funciona de um jeito muito simples e lógico: a empresa avalia o que as pessoas fazem dentro dos pontos de venda e como se relacionam com os produtos. Depois, é preciso pensar nas formas de melhorar essa experiência, tirando os pontos negativos e valorizando os positivos.

Mas atenção! Isso não se trata de um processo burocrático ou técnico apenas. O foco é identificar e trabalhar com as sensações, emoções e sentidos da clientela.

 

Quais são as vantagens dessa prática?

 

Que essa estratégia é relevante, você provavelmente já percebeu, não é mesmo? Mas quais são suas reais vantagens para o negócio? Será que sua empresa realmente precisa dele? Bom, veja abaixo algumas das coisas que dá para conseguir com o marketing de experiência!

 

Aumenta a fidelização

Quando sua empresa oferece uma experiência inesquecível, ela ganha um grande diferencial. Isso pode ser o suficiente para que o cliente opte por comprar com você e não com a concorrência, gerando um público cada vez mais fiel.

 

Gera identificação com a marca

Uma experiência bem trabalhada é pautada no cliente, correto? Os pontos de contato com a marca são organizados de modo que as pessoas vejam e se sintam atraídas, ou seja, se identifiquem com a proposta do negócio e com os produtos oferecidos.

 

Favorece o aparecimento de feedbacks

Ao ter clientes fiéis, um segundo benefício (além do aumento de receita) aparece para seu negócio; as pessoas começam a gostar tanto do que é oferecido que passam a dar feedbacks para que a experiência melhore ainda mais.

 

Atraia mais clientes

Como não poderia ser diferente, o resultado óbvio do marketing de experiência é a atração de mais clientes. Quanto mais pessoas se sentirem satisfeitas com suas entregas, mais indicações sua loja receberá; e você sabe o peso das indicações, não é mesmo?

 

Como usar o marketing de experiência com os clientes?

 

Para colocar essa técnica em prática e realmente ter sucesso, você precisará de planejamento. Comece observando os hábitos de consumo dos seus clientes, veja os produtos que eles procuram, as dúvidas que têm e tente utilizar essas informações para mudar seu negócio.

Outra coisa muito importante que também deve ser feita é o controle de produtos disponíveis. Se um número constante de clientes busca por um item e você não o oferece, pode ser que seja necessário encontrar um fornecedor.

Certamente o marketing de experiência é uma estratégia trabalhosa, mas ela é uma das mais eficientes que temos disponíveis nos dias de hoje. Se você fizer os investimentos certos e tomar cuidado com as emoções de sua clientela, sua empresa será recompensada.

Já que estamos falando da fidelização de clientes, que tal conquistar, também, seus colaboradores? Se você ainda não sabe a importância disso, veja o texto que fizemos sobre endomarketing!

 

 

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