Empresas com mais de 10 empregados no Brasil, devido às leis trabalhistas, são obrigadas a utilizar o registro de ponto dos funcionários (conforme o Art. 74, § 2º da CLT). O ponto é um direito do trabalhador, pois permite que ele seja remunerado pelas horas extras de trabalho dedicadas à empresa.

Pontos manuais, como o livro de ponto, possuem altas chances de erros. Por isso, é recomendada a automatização desse processo pelo registro de ponto eletrônico. Entretanto, como migrar o livro de ponto para ponto eletrônico sem dificuldades?

Veja aqui como fazer essa mudança de forma segura e prática e modernize sua empresa!

 

Escolha sua tecnologia

 

O ponto eletrônico é uma tecnologia que elimina ou reduz consideravelmente as possibilidades de fraude no registro das horas de trabalho dos colaboradores. O sistema é mais seguro por conta das exigências e regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a aplicação desse tipo de tecnologia em empresas.

Há diversas formas de se implantar um ponto eletrônico, como o on-line ou biométrico. Por isso, deve-se escolher com cuidado a tecnologia utilizada, posto que há alternativas mais seguras que outras.

 

Atente-se às regras ao migrar do livro de ponto para ponto eletrônico

 

Por conta da Portaria nº 1.510/2009 do MTE, é necessário realizar a migração do livro de ponto para ponto eletrônico de forma cuidadosa. Há uma série de especificidades técnicas e certificações necessárias. Por isso é recomendável a contratação de um serviço terceirizado para realizar a migração mais facilmente.

Como é um pouco complicado aplicar esse sistema, é possível cometer alguns erros na implementação. Caso eles ocorram, infelizmente, pode haver penalização para a empresa, o que reforça o cuidado necessário ao empresário. Em caso de problemas trabalhistas, a irregularidade do ponto também impede que ele seja utilizado judicialmente.

 

 

 

Explique os benefícios do ponto eletrônico aos colaboradores

 

Explique para a equipe como funciona o registro de ponto eletrônico, indicando seus benefícios de segurança e comodidade dos colaboradores. Entre as principais vantagens, está a precisão da contagem de horas e a diminuição de chance de fraudes.

Em empresas que utilizam o trabalho remoto, o ponto virtual é uma possibilidade para contabilizar horas de trabalho. Nesse cenário, a distância não é um problema porque a plataforma permite esse tipo de gerenciamento.

Não se esqueça de estabelecer previamente os parâmetros e rotinas, por meio de uma conversa com demais membros da organização, a respeito das diferenças entre banco de horas ou pagamento por horas extras, por exemplo.

A contabilidade de horas extras trabalhadas é um dos principais pontos de reclamações trabalhistas. Demonstrar as vantagens dessa transição impede a resistência da equipe a essa mudança tecnológica. Mostre aos colaboradores como essa alteração pode ser positiva!

 

Contrate uma empresa qualificada

 

Apesar das vantagens de migrar o livro de ponto para ponto eletrônico, o processo inicial pode ser intimidador. Lembre-se de que, após implementado, o REP proporciona comodidade e uma tranquilidade extra para o empresário. Você pode dar autonomia aos colaboradores, evitar dores de cabeça e deixar de lidar com papeladas burocráticas provenientes de um livro de ponto tradicional.

Porém, para facilitar o processo de migração, contrate empresas especializadas no assunto e reduza o tempo dedicado ao estudo das especificações técnicas e legais do MTE. Isso lhe permitirá aproveitar o melhor dessas tecnologias sem dores de cabeça.

Gostou do texto e aprendeu mais sobre como migrar do livro de ponto para ponto eletrônico? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros empresários com dúvidas sobre esse assunto!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂