Intrapeneur: como motivar o espírito empreendedor dos colaboradores?

Empresas que buscam manter um diferencial competitivo no mercado devem estar dispostas a inovar. E a inovação é algo que nasce com grandes ideias. Se você se identifica com essa prática, precisamos conversar sobre o intrapeneur.

Quando um colaborador trabalha para buscar e propor novidades ao empregador, ele certamente está empenhado em promover melhorias contínuas ao negócio. Por isso, é importante dar liberdade e passar confiança para que os profissionais criem, testem e exponham as suas ideias e projetos. Dá uma olhada no texto que preparamos e entenda mais sobre o assunto.

O conceito intrapeneur

O termo intrapeneur é uma expressão francesa que significa empreendedor interno ou intraempreendedorismo. A prática visa conceder aos colaboradores a capacidade e liberdade de atuar como donos do negócio, contribuindo com novas ideias e desenvolvimento de produtos e serviços.

Muitas pessoas entendem o empreendedorismo como uma palavra que se relacionada apenas aos proprietários e diretores de uma determinada empresa. No entanto, o empreendedor interno está apto a buscar e encontrar soluções que melhorem os processos dentro da organização – sejam eles para o aumento da produtividade, criando novos serviços, sejam propondo a criação de novos produtos.

Como esses profissionais analisam cenários, criam ideias, inovam e buscam constantemente por novas alternativas para a organização, a prática promove diversos benefícios relacionados aos resultados do negócio, uma vez que novas propostas tendem a refletir em lucratividade e melhorias no posicionamento da marca.

 

 pontomais 2019

 

Dicas sobre como motivar o espírito empreendedor

Ficou interessado nos benefícios no intrapeneur? Então motive o espírito empreendedor dos seus colaboradores. Você pode fazer isso:

  • capacitando a equipe além das funções diárias;
  • identificando pessoas com perfil inovador;
  • integrando os profissionais em projetos especiais;
  • convidando palestrantes que possam trazer novas ideias;
  • investindo em brainstorms;
  • convidando os colaboradores para fazer parte dos processos criativos da organização.

É muito importante ter a consciência de que o intraempreendedorismo deve fazer parte da cultura da empresa. Ou seja, ele é mais do que uma simples estratégia, é um processo que reflete a missão, os valores e objetivos do negócio.

Quando os profissionais sabem que estão iniciando suas atividades em uma organização que valoriza suas ideias, a tendência é a formação de um time de alto desempenho e a retenção destes talentos.

Cases de sucesso

Grandes empresas aplicam o intrapeneur há um tempo considerável. Prova disso é que alguns produtos e serviços bastante populares foram originados a partir dessa cultura. Conheça 3 deles:

  1. o botão “like” do Facebook, em que a ideia original partiu de um programa interno de brainstorm;
  2. o Playstation, fruto do trabalho de um colaborador que resolveu desenvolver o aparelho por conta própria;
  3. Gmail, fruto de um projeto da Google que estimula a livre criação de ideias e ferramentas.

Que tal começar a pensar em alternativas para estimular e aplicar o intrapeneur na sua empresa o quanto antes? Em uma boa composição do quadro de colaboradores certamente você pode encontrar muitos profissionais capacitados para acrescentar ideias inovadoras aos processos já existentes ou inéditos.

 

 pontomais 2019

 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer continuar recebendo outras informações valiosas, curta nossa página no Facebook.

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 9.000 empresas e 180.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.