Você é daqueles que sempre pensa grande? Está de olho no futuro brilhante que sua empresa pode conquistar? Você não está errado! Se você é o dono de uma empresa deve ter sempre olhos apurados para oportunidades! E será que isso é o suficiente? Bom, aí é preciso ter um pouco mais de atenção.

Pode não parecer, mas aspectos como a gestão da jornada de trabalho, por exemplo, podem fazer toda a diferença para uma empresa. Afinal, esse aspecto também afeta a produtividade, os custos (como os gastos com horas extras) e o controle sobre a atividade de cada um dos profissionais.

Se você ainda faz uma gestão incorreta da jornada de trabalho, fique atento para alguns dos prejuízos de ignorar esse tema. Confira!

 

Problemas trabalhistas

 

O aspecto trabalhista pode ser responsável por trazer grandes prejuízos quando ocorre a administração incorreta da jornada de trabalho. Afinal, é comum que o funcionário que sente que foi prejudicado vá em busca de seus direitos quando sai da empresa.

Para evitar processos trabalhistas, é importante controlar fatores como as horas extras, o décimo terceiro e as férias de cada um dos profissionais da empresa. Quando o gestor se desorganiza nesse sentido, há grandes chances de que o trabalhador não deixe isso passar.

 

Ameaça de fiscalização

 

O que acontece quando um fiscal do trabalho bate na porta da empresa e os documentos de controle solicitados não estão disponíveis? A empresa é multada no ato, pois não há justificativas aceitáveis nesse caso.

É essencial, portanto, além de atender a todas as exigências da legislação (como o controle de ponto), fazer uma gestão da jornada de trabalho que permita ter acesso fácil e rápido às informações solicitadas pelo agente fiscal. Sem isso, a gestão incorreta da jornada de trabalho pode trazer prejuízos financeiros para a empresa.

 

Descontrole interno

 

Você deve ser o principal interessado na gestão da jornada de trabalho na sua organização. Afinal, dessa forma é possível controlar as horas extras de cada trabalhador, descobrir quem deve horas para a empresa e saber quem está disponível nos momentos em que a companhia precisa.

Em outras palavras, um dos principais prejuízos da gestão incorreta da jornada de trabalho é o descontrole interno. A empresa pode virar uma verdadeira bagunça se não houver um balanço correto e justo de quem cumpre ou não o horário combinado.

 

Como fazer a gestão da jornada de trabalho?

 

Agora que você já sabe quais são os prejuízos que a gestão incorreta da jornada de trabalho pode trazer, o que deve fazer para que a organização se torne um exemplo nesse assunto? É fundamental dar a atenção necessária ao tema.

Ter um sistema interno de controle, por exemplo, é um bom começo para corrigir a essa administração incorreta da jornada de trabalho. Outra ação importante é se informar a respeito de novidades e atualizações na legislação pertinente.

Por isso, vale a pena conferir o material que preparamos sobre esse tema: ele traz as novidades essenciais e que você precisa saber da reforma trabalhista! Acesse-o agora e fique bem informado!

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegurando de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂