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Gestão de turnos no Shopping Center: Descubra a melhor maneira de fazer!

Entender o funcionamento de um Shopping Center pode parecer simples aos olhos dos consumidores. Contudo, para quem atua internamente e é responsável pela gestão de turnos, é uma tarefa que tira de sono de qualquer equipe de Recursos Humanos.

Um espaço multifuncional como esse tem vários horários de trabalho possíveis. Seu funcionamento é 24 horas, apesar dos consumidores não desfrutarem de todas — com certeza muitos gostariam disso!

Para facilitar a rotina da equipe de RH, nesse post apresentaremos algumas ferramentas eficazes para otimizar a gestão de turnos e transformá-la em uma tarefa menos estressante. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Características da rotina de um shopping

Para entender melhor o funcionamento do capital humano em um empreendimento tão dinâmico quanto um centro comercial, vamos apontar as equipes e seus possíveis horários. Acompanhe!

Administrativo

Responsável pela parte burocrática do empreendimento, áreas: financeira, logística, medicina e segurança do trabalho, departamento pessoal e a mais estratégica, que é a gestão de pessoas.(recrutamento e seleção, integração, treinamentos, retenção de talentos etc.)

A área administrativa funciona geralmente em horário comercial e pode optar por escalas de horários diferenciadas para atender os colaboradores de todos os turnos.

Dessa forma, as pessoas não ficam sem o suporte necessário para desempenharem suas funções com qualidade.

Segurança

Os seguranças são profissionais que trabalham por toda a extensão do shopping, na parte interna ou externa. Responsáveis por observar e atuar na prevenção de ocorrências prejudiciais ao bom funcionamento do local.

Geralmente trabalham em escala de 12 horas por 36 horas de descanso ou 6 horas diárias. Com plantões tão diversos, monitorar o comprometimento dos colaboradores é uma tarefa bem complicada.

Medicina

Os shoppings geralmente possuem uma enfermaria para atendimentos iniciais em caso de episódios médicos, tanto para funcionários quanto para os consumidores. Com isso faz-se necessária a presença de profissionais de saúde de plantão (médicos do trabalho, enfermeiros, auxiliares).

 

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Manutenção

Feita por bombeiros civis, que vistoriam diariamente as estruturas do empreendimento. Atentos a quaisquer alterações nas partes elétricas, hidráulicas, instalações de gás e infraestrutura, eles atuam na prevenção de acidentes.

A escala desses profissionais também é de a cada 12 horas trabalhadas, 36 horas de descanso.

Limpeza

Os profissionais de limpeza são a maior quantidade de admissões em um shopping, pois para que o local receba cada vez mais clientes é necessário que a prioridade seja um ambiente limpo, organizado e seguro.

Atuando em diversos plantões, os colaboradores precisam de um acompanhamento próximo, para que suas atividades sejam cumpridas com qualidade e comprometimento.

Agora que você percebeu a diversidade de horários necessária para o bom funcionamento de um shopping, vamos conhecer algumas ferramentas capazes de facilitar essa gestão.

Sistema ERP

Para que as tarefas sejam otimizadas e o fluxo de trabalho seja menos estressante e mais eficiente, utilizar um sistema integrado de acordo com o negócio é importante para agilizar a atividade de todos os setores envolvidos.

Contratar uma empresa que personalize o software de acordo com as necessidades dela é importante para que todas as informações estejam interligadas e o poder de resposta seja mais eficaz.

É fundamental a execução de uma pesquisa prévia para que seja contratada a empresa certificada, que transmita mais segurança e forneça um serviço de qualidade. Dessa forma, o empreendimento estará menos suscetível a invasões de vírus ou espiões em seu sistema interno.

Uma ferramenta informatizada de qualidade é importante para a redução de erros operacionais e retrabalhos. Com essa medida, as atividades dos profissionais ganha em excelência, objetividade e produtividade.

Treinamentos informatizados

Como a dinâmica desse setor é grande, treinar constantemente os colaboradores é uma atividade que requer flexibilidade tanto do RH quanto dos funcionários. Isso pode ser facilitado com treinamentos aplicados de forma online; para que o cronograma não seja prejudicado e os talentos se mantenham alinhados com a política e cultura da empresa e com as rotinas do setor que atuam.

 

Investimento em interatividade

Com a inteligência artificial invadindo as áreas das empresas para facilitar a rotina dos funcionários, não há empecilhos para implantá-la em um ambiente tão diversificado quanto um shopping.

Basta que o setor inicie com um assistente virtual, que responda às principais dúvidas dos colaboradores com relação ao RH e depois se estenda para as demais atividades.

Não esqueça de administrar treinamentos específicos e disponibilizar computadores para que os colaboradores possam acessar e interagir com o sistema.

Apontamento eletrônico na gestão de turnos

O maior problema em um setor de recursos humanos, a gestão de turnos é uma grande barreira entre funcionários e gestores.

Muitas são as desculpas que os colaboradores contam para justificar a falta de marcação de ponto, assim como as ausências sem esclarecimentos.

Para descomplicar esse processo e atenuar os conflitos, adquirir um controle de ponto que seja interligado ao programa de folha de pagamento, facilita o processo dos profissionais do departamento pessoal. Ao agilizar no apontamento de falhas, seu funcionamento online é capaz de detectar possíveis ocorrências imediatamente.

Um sistema de ponto que tenha a opção de um aplicativo de marcação pelo celular, além da máquina física, simplifica a rotina dos colaboradores com horários noturnos ou aqueles que executam serviços externos.

O gestor será responsável por verificar se o colaborador está no local determinado por meio de GPS e aprovar ou não a solicitação de marcação do profissional.

Adquirir um sistema como esse, transforma a execução dessa atividade em algo menos estressante, mais ágil e confiável. Além da redução de custos com impressões desnecessárias de relatórios de conferência e tempo para execução da tarefa. O que deixa os profissionais da área disponíveis para atividades estratégicas da empresa.

A gestão de turnos é algo que parece não ter solução. Com investimento nas ferramentas corretas, conforme informamos acima, e monitoramento de seus resultados, é possível manter as equipes produtivas e com mais motivação, engajamento e excelência.

Essa resposta positiva também será dada pelo time de Recursos Humanos, que utilizará sistemas informatizados capazes de facilitar as atividades diárias, proporcionando maior eficiência e agilidade nos resultados.

Se esse texto foi útil para você colocar em prática a otimização na gestão de turnos, entre em contato conosco, queremos te ajudar a encontrar as melhores soluções!

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