eSocial 2018: conheças as etapas para não errar ao entregar o documento

Você já ouviu falar em eSocial mas não sabe muito bem como ele funciona? Sabe que o prazo para adequação da sua empresa está chegando ao fim mas tem dificuldades em entender por onde começar a transição? Então, você precisa ler este artigo agora mesmo!

Neste post, você vai descobrir tudo que precisa fazer para não errar no preenchimento da plataforma. Veja, a seguir, todas as etapas para implantar o eSocial 2018 na sua empresa!

 

Etapa 1: conheça a plataforma do eSocial

 

O eSocial surgiu em 2014, mas passou a ser obrigatório apenas em 2018. Seu objetivo é substituir uma grande quantidade de guias — como o RAIS, DIRF, SEFIP — por um sistema único de entrega.

Para começar a implantar o sistema, é essencial que você entenda como ele funciona. Portanto, acesse a plataforma e confira todas as informações que precisam ser preenchidas. Descubra quais são os documentos exigidos e comece a organizar os setores da sua empresa para a adequação à nova exigência.

 

Etapa 2: entenda os prazos do eSocial 2018 e crie um cronograma

 

Existem alguns prazos para que a sua empresa comece a utilizar o eSocial. É essencial que você entenda as datas limite para cada uma das informações que devem ser enviadas e crie um cronograma de acordo com esses prazos. Esses prazos dependem do faturamento total do negócio no ano de 2017.

 

Sua empresa faturou mais de R$ 78 milhões

 

Se você se encaixa nessa categoria e ainda não começou a utilizar a plataforma, corra atrás do prejuízo e consulte seu contador para se adequar à exigência. O prazo para preenchimento das informações básicas venceu em janeiro de 2018 e em março se encerrou a data limite para o envio de dados sobre o vínculo dos trabalhadores com a empresa.

Em maio se encerra o prazo para envio das folhas de pagamento dos funcionários e em julho você precisa substituir a GFIP e compensação cruzada. Até janeiro de 2019, é necessário que você insira dados sobre saúde e segurança do trabalho.

 

Sua empresa faturou menos de R$ 78 milhões

 

Se esse for o seu caso, as informações gerais sobre a empresa devem ser enviadas até julho de 2018, enquanto os vínculos dos funcionários, até setembro. Já o prazo para envio das folhas de pagamento vai até novembro e os demais dados devem ser enviados até janeiro de 2019.

 

Baixe pontomais 2019

 

Etapa 3: avalie o que precisa mudar

 

Com o cronograma em mãos e um conhecimento profundo sobre a plataforma, é hora de começar a implementar mudanças na rotina de funcionamento do negócio. Entenda quais são as novas exigências de cada um dos setores e descubra quais processos precisam ser atualizados para adequação ao eSocial.

 

Etapa 4: use a tecnologia a seu favor

 

O eSocial é um sistema informatizado e online. Dessa forma, se a sua empresa realiza muitos processos manuais, você pode encontrar problemas na hora de preencher os dados na plataforma.

Para evitar o retrabalho dos seus colaboradores, comece a implementar mudanças na rotina, automatizando processos burocráticos. Para isso, você pode utilizar softwares ou outras plataformas disponíveis no mercado. Algumas imitam, inclusive, o layout do eSocial, o que facilita a adaptação à nova ferramenta.

 

Etapa 5: padronize os processos

 

Com todas as mudanças implementadas, é necessário padronizar os processos para garantir que tudo ocorra como deveria. Para isso, faça um mapeamento das novas atividades e desenhe, de maneira intuitiva, as etapas de cada um dos processos.

Dessa forma você consegue garantir que o preenchimento do eSocial 2018 será realizado de maneira simples e eficaz.

 

Etapa 6: analise os resultados e faça revisões

 

Avalie os resultados das mudanças implementadas e identifique erros ou gargalos no preenchimento da plataforma. Realize os ajustes necessários e analise os resultados de cada um dos processos.

Seguindo essas etapas você está pronto para implantar o eSocial dentro da sua empresa de maneira simples e evitando erros. Dessa forma, você se adequa a todas as exigências do Fisco em relação aos encargos trabalhistas e evita multas ou outros problemas no futuro.

E não deixe de postar suas dúvidas nos comentários! Estamos ansiosos para saber como este artigo ajudou na implantação do eSocial 2018! Até a próxima!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até mais!