CONTRATE AGORA EXPERIMENTE GRÁTIS

Confira os erros mais comuns na gestão de tempo e como evitá-los

A correta gestão de tempo é crucial para garantir a produtividade diária, bem como potencializar os resultados do negócio. Contudo, infelizmente, muitos profissionais ainda se perdem em meio aos afazeres e deixam de entregar o que poderiam.

Nesse sentido, uma pesquisa feita pela Microsoft com 38 mil profissionais mostra que cerca de 17 horas semanais são improdutivas. Para reduzir esse número e otimizar o tempo, é preciso gerenciar e organizar melhor as tarefas diárias.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você! Nele, abordaremos os principais erros na gestão de tempo e como evitá-los. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

Não estabelecer as tarefas diárias

 

Uma das principais dicas para gerenciar bem o tempo é: criar, diariamente, uma lista de tarefas. Por simples que possa parecer, o cérebro acaba sendo condicionado a realizar o que está na lista, aproveitando ao máximo o dia e o expediente de trabalho.

Todavia, a maioria dos profissionais nunca fez isso ou até tentou, mas deixou de lado após uma ou duas semanas. A lista deve ser criada em uma noite anterior ou pela manhã, antes de qualquer outra atividade. Assim, é possível aproveitar o tempo.

 

Distrair-se continuamente com coisas indevidas

 

Trabalhar assistindo TV, acessando vídeos engraçados na internet, revirando continuamente a caixa de entrada do e-mail ou indo sempre pegar um cafezinho. Essas coisas são boas e até divertidas, porém, representam grandes empecilhos à gestão de tempo.

Sempre que o cérebro se distrai com alguma tarefa paralela, leva alguns minutos para ter atenção e concentração no que realmente importa. Logo, o nível de produtividade e entrega é sistematicamente reduzido, prejudicando o profissional e a empresa.

 

Ebook Pontomais 2019

Não conhecer a matriz do tempo

 

A matriz do tempo é uma das principais ferramentas para gerenciar as tarefas, assim como estabelecer o grau de urgência e importância de cada uma. Para tanto, considera duas principais variáveis: importância e urgência. Logo, existem tarefas:

  • importantes e urgentes (faça imediatamente);
  • importantes e não urgentes (planeje);
  • não importantes e urgentes (delegue para outra pessoa);
  • não importantes e não urgentes (elimine).

Em posse da lista de tarefas diárias — discutida no primeiro tópico — aproveite para encaixá-las em um dos pontos da matriz do tempo. Assim, saberá se a tarefa deve ser feita imediatamente ou eliminada, planejada ou delegada para outro profissional.

 

Deixar de contar com a tecnologia a seu favor

 

Outro erro comum é deixar de aproveitar as tecnologias disponíveis. Há, na realidade, uma série de tecnologias úteis para classificar as tarefas diárias, gerar hábitos mais producentes e até acompanhar os horários e jornada de trabalho na empresa.

Com um sistema de gestão online do ponto, por exemplo, é possível acompanhar os indicadores de desempenho, monitorar a assiduidade no trabalho e o exercício diário. Logo, é possível se planejar melhor e aproveitar ao máximo o tempo disponível.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Aproveite para eliminar os erros aqui citados do seu dia a dia, garantindo maior produtividade e diligência na gestão de tempo. Assim, você e sua equipe de trabalho serão beneficiados.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para continuar aprendendo e confira nosso post “Técnica Pomodoro: o que é e como aplicar na gestão de tempo”. Assim, você verá mais dicas para otimizar o seu dia a dia!

 

Pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.



Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

Privacy Preference Center