As transformações no universo do empreendedorismo ligadas ao setor de Recursos Humanos vêm trazendo soluções mais simples para muitos dos dilemas enfrentados pelo setor. Na hora de avaliar e contratar um colaborador, por exemplo, há algumas formas de como realizar uma entrevista de emprego e encontrar a pessoa certa!

 

Separamos oito dicas funcionais que todo recrutador precisa levar em conta na hora de montar o seu processo seletivo.

 

1. Divulgue a vaga de maneira completa

 

O processo seletivo começa antes mesmo de conhecer o candidato. Na hora de divulgar a vaga, as informações devem ser compatíveis com a realidade. Requisitos mínimos, habilidades desejadas e informações como carga horária, cargo e escolaridade precisam constar no material.

 

Quanto maior for o número de dados, mais informado o candidato chegará para a entrevista, evitando desistências e mal-entendidos.

 

 

2. Avalie o candidato desde o primeiro contato

 

A forma pela qual o candidato descobre a vaga, assim como a facilidade em encontrá-lo, a organização, aparência e pontualidade dizem muito a respeito de sua personalidade.

 

Dessa forma, você acaba descobrindo se ele acessa a internet, se possui telefone em casa, se investe em si mesmo, além de avaliar a maneira pela qual ele se comunica com desconhecidos.

 

3. Observe com atenção

 

O primeiro critério de análise dentro de uma avaliação, seja uma entrevista de emprego ou, até mesmo, em avaliações psicológicas, é a observação.

 

Use os sentidos para captar o máximo possível de informações, pois, ao final, um simples detalhe somado a outras características pode ajudar a formar uma opinião concreta sobre a linguagem corporal do candidato.

 

4. Escute mais e fale menos

 

Um bom recrutador precisa desenvolver uma escuta apurada, aprendendo a falar somente o essencial e dando mais espaço para o entrevistado. Isso não quer dizer que ele precise ficar quieto e deixar o candidato falar o tempo todo, mas que deve saber conduzir uma entrevista de forma equilibrada, sem se perder do foco ou em assuntos extensos.

 

5. Dê exemplos reais do dia a dia do cargo

 

Como forma de avaliar a familiaridade com a rotina do cargo e da empresa em si, o entrevistador pode exemplificar situações com fatos reais ocorridos e, em vez de perguntar diretamente como ele agiria, suscitar a opinião de forma natural, mostrando-se curioso em relação à sua fala.

Saiba como criar um programa de recrutamento e seleção eficiente

6. Avalie a flexibilidade do candidato

 

Durante a entrevista, traga novas informações (que não modifiquem as divulgadas) sobre a vaga, ou situações atípicas que podem ocorrer eventualmente, e avalie a flexibilidade do candidato diante de fatos inesperados.

 

7. Utilize o apoio da tecnologia

 

Para tornar o processo mais organizado, evitando acúmulo de papéis e excesso de burocratização, invista em recursos tecnológicos. Além de serem mais modernos, otimizam o tempo e facilitam na obtenção de resultados mais assertivos.

 

8. Armazene os dados em nuvem

 

Um login e uma senha. Basta ter esses dois itens e uma conta para que você possa consultar o que quiser a respeito do processo seletivo, incluindo roteiros de entrevista de emprego e instrumentos de avaliação.

 

Toda empresa que busca inovação nos seus negócios precisa considerar a possibilidade de armazenar seus dados em nuvem, beneficiando-se de uma maior economia, durabilidade, facilidade de acesso, organização e otimização.

 

Você utiliza o Facebook para encontrar esse tipo de solução? Siga nossa página e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂