Design thinking: entenda o que é e como aplicar

A busca por soluções imediatas e melhores resultados tem motivado gestores a investir em técnicas e abordagens. Elas têm o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e, principalmente, desenvolver o pensamento crítico e criativo diante dos problemas do dia a dia.

Com um mercado volátil e cada vez mais saturado, profissionais passam a ter uma rotina frenética e a suportar a pressão por resultados imediatos com o máximo de eficiência e produtividade. Com isso, a terminologia design thinking tem se fortalecido diante das organizações.

Mas o que é design thinking? Para que serve? Como aplicá-lo no dia a dia? Continue a leitura e saiba o que tem motivado empresas como Apple e Nike a utilizá-lo!

 

O que é design thinking?

 

A aplicação do Design Thinking tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das empresa. Isso porque gestores passaram a “enxergar” que é preciso estar aberto a mudanças e ter um olhar diferenciado para o mercado.

O design thinking não é um método com fórmulas matemáticas, mas sim uma abordagem que trabalha os problemas por meio do uso de soluções criativas.

Ele se utiliza do pensamento crítico e criativo para organizar informações e ideias, tomar decisões corretas e ajudar no processo de decisão.

A abordagem pode ser aplicada em qualquer organização ou indivíduo. O objetivo do design thinking é focar no usuário e melhorar seu feedback. Empresas que utilizam esse modelo passam a entender melhor as pessoas e a criar uma estrutura organizacional mais relevante para elas.

 

Para que serve?

 

O design thinking, que remete a “pensamento de design”. Refere-se à forma de redesenhar estratégias, produtos, serviços e processos, buscando entender e atender a uma necessidade de um cliente ― que pode ser quem paga por esses produtos e serviços ou mesmo um determinado departamento da organização.

Todo o trabalho deve ser realizado de forma sistemática, permitindo que sejam extraídas, ensinadas e aplicadas técnicas de resolução de problemas centradas no indivíduo. Elas buscam na criatividade e inovação a solução de problemas.

 

Como aplicar o design thinking?

 

Saber como pôr em prática a metodologia design thinking é fundamental para que se possa chegar no seu real objetivo e superar os desafios propostos. Muitas vezes, as ideias demoram demais para ser desenvolvidas e acabam não passando por testes (chamados de prototipação e user experience).

Quando finalmente são experimentadas, uma falha é descoberta e a ideia acaba sendo deixada de lado, resultando em perda de tempo e, consequentemente, gastos desnecessários.

Mas como aplicar o design thinking no dia a dia? Vejamos:

 

Com a equipe de vendas

 

A equipe de vendas precisa criar estratégias para engajar os clientes, e a busca de soluções criativas e inovadoras para o processo de persuasão é fundamental.

Por meio da abordagem de design thinking, a equipe desenvolve a capacidade de se colocar no lugar do consumidor e de enxergar suas necessidades, oferecendo o produto ideal no momento certo. Isso resulta em ganhos para ambos os lados.

 

Na busca de soluções por parte dos gestores

 

Quais são as deficiências do negócio? Onde a equipe de vendas está errando? Como alcançar resultados e estimular um melhor desempenho? Por meio de uma análise preditiva, o gestor pode encontrar soluções totalmente inovadoras sem continuar seguindo estratégias passadas e que levam a resultados insatisfatórios.

O design thinking permite que o empreendedor possa buscar uma solução para seus problemas de forma colaborativa e coletiva, ou seja, que seus stakeholders (interessados) participem de todo o desenvolvimento de produtos, criação de estratégias, enfim, do processo de multidisciplinaridade.

 

Em oportunidades de negócio

 

Conhecer os pontos fortes e fracos e as deficiências da concorrência é o melhor caminho para inovar e identificar as oportunidades de negócio. A abordagem design thinking oferece esse suporte.

Ferramentas como a análise SWOT e o benchmarking podem auxiliar o gestor no processo de estratégias e criação de produtos ou serviços com base nas reais necessidades e percepções de valor do cliente, e não por meio de pressuposições ou análises estatísticas.

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