Hospitais, clínicas e demais profissionais que trabalham em um sistema de trabalho via plantão precisam estar atento às regras que envolvem esse tipo de trabalho. Uma das questões diz respeito a necessidade de realizar um controle de ponto para plantão.

Neste artigo, você vai entender como funciona o controle de ponto para plantonistas, conhecendo a legislação que versa a respeito do funcionamento dessa jornada de trabalho, bem como os cuidados que o departamento pessoal deve ter na gestão dessas informações. Acompanhe!

A jornada de trabalho 12×36

A jornada de trabalho 12×36 é realizada por profissionais que atuam em regime de plantão. Nessa modalidade, o profissional trabalha por 12 horas e folga nas 36 horas subsequentes. Essas horas representam uma espécie de compensação pela jornada.

Por exemplo, se o funcionário trabalhou na terça-feira das 7h às 19h, seu próximo dia de trabalho será na quinta-feira. Também no horário de 7h às 19h.

A concessão de um prazo maior de descanso está atrelada a necessidade de descanso, em razão de que 12 horas de trabalho representam uma sobrecarga para o trabalhador. Foi por isso que a lei estipulou um prazo de descanso maior para trabalhadores que atuam nesse regime.

A validade da jornada em regime de plantão

Essa jornada especial de trabalho deve ser prevista em lei ou estar ajustada mediante Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho. Além disso, conforme estipula a Súmula 444 do TST, é assegurado o direito à remuneração em dobro no caso de feriados trabalhados. Confira:

“JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE. É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados. O empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas.”

Sendo assim, as empresas que trabalham com regime de plantão 12×36 precisam ficar atentos à gestão e ao controle de ponto dos seus funcionários, tendo em vista que as regras de remuneração e descansos são diferentes da regra.

 

 

A importância do controle de ponto no regime 12×36

O controle de ponto permite que a sua empresa tenha condições de fazer uma gestão mais eficiente das horas de trabalho dos seus profissionais, garantindo o fechamento da folha de pagamento compatível com as horas trabalhadas e com os direitos de cada colaborador.

Além disso, o controle de ponto otimiza o trabalho do setor de Recursos Humanos, já que as informações são geradas de forma automatizada, trazendo muito mais eficiência para os processos.

A Pontomais oferece um sistema eficiente para O controle das horas trabalhadas, horas extras e faltantes. Com informações em tempo real, integração com o relógio de ponto, e indicadores de jornada, por exemplo, o desempenho na sua empresa só tende a melhorar!

Quer tornar o controle de ponto para plantão da sua empresa mais eficiente? Então, entre em contato com a Pontomais e descubra como podemos ajudar você!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂