Você sabe o que diz a lei para o controle de ponto para pequenas empresas? O parágrafo 2.º do artigo 74 da CLT, rege que é obrigatório o registro da jornada de trabalho apenas para empresas que tenham 10 ou mais funcionários. No entanto, para garantir que seus colaboradores estejam cumprindo a carga horária, é importante ter um controle de ponto efetivo.

Neste post você vai saber por que é importante investir no controle de ponto para pequenas empresas e as principais vantagens dessa prática. Acompanhe!

O que diz a lei sobre o controle de ponto para pequenas empresas?

Como já adiantamos, o sistema de ponto não é exigido em empresas com menos de 10 funcionários, mas existem vantagens em sua utilização até nas menores empresas. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 2009, normatizou o sistema de controle de ponto eletrônico, sem fazer alteração na forma como esses dados podem ser coletados: de forma manual ou eletrônica.

A Portaria 1.510 não apresenta restrições a qualquer um dos modelos de registro citados. No entanto, uma opção mais segura, moderna e ainda mais acessível é o ponto online.

 

 

Quais são as vantagens de um sistema de ponto online dentro de pequenas empresas?

O controle de ponto online proporciona mais segurança, resguardando a empresa em diversos momentos, inclusive em processos trabalhistas. Além disso, torna mais seguro e ágil a rotina do setor de Departamento Pessoal, além de apresentar um ótimo custo-benefício. Separamos as principais vantagens para você contratar o serviço de ponto online para a sua empresa. Confira!

Segurança nos processos jurídicos

Com todas as entradas e saídas dos colaboradores registradas e armazenadas, a empresa se resguarda de processos que possa vir a sofrer, já que o sistema não permite que os dados sejam alterados ou mesmo excluídos. Assim, os registros de ponto tornam-se evidências em processos judiciais por horas extras.

Essa é uma grande vantagem se comparado ao cartão de ponto manual, muito usado nas pequenas empresas. Esse recurso é facilmente contestado no tribunal, pois pode ser manipulado com facilidade.

Economia de tempo

Fechar a folha de pagamento fica muito mais fácil com o ponto online. Em outras palavras, você automatiza processos, controla melhor o banco de horas, o pagamento de adicionais noturnos ou a relação de faltas. Isso porque todos esses dados ficam disponíveis no sistema, no formato de relatórios.

Outra grande vantagem é que os dados são confiáveis e não estão sujeitos ao erro humano, seja esquecimento, digitação ou cálculo.

Diminui custos em longo prazo

Em longo prazo, o ponto online contribui para a diminuição de gastos com horas extras e processos judiciais. Além disso, não há custos de implantação, já que ele é instalado por meio de um app em tablets ou smartphones.

Como funciona o ponto online?

Com um aplicativo, é possível registrar a entrada e saída via celular ou tablet, de onde o funcionário estiver, utilizando, para isso, a internet. Portanto, os dados são transportados para o armazenamento em nuvem.

Alguns pontos online ainda contam com o auxílio de geolocalizadores: é possível registrar o horário das batidas por meio de GPS e, caso o colaborador faça o registro fora da empresa, você recebe uma notificação em seu celular.

Tudo de forma prática e segura, 100% online. Portanto, ao adotar o sistema de ponto online, você torna a sua empresa mais moderna, além de fazer um maior controle sobre as horas trabalhadas de cada funcionário.

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂