Controle de ponto facultativo: como deve ser feito?

Muitas pessoas confundem feriados obrigatórios e ponto facultativo. Essa confusão pode gerar um problema, tanto para os funcionários, quanto para os empregadores.

Antes de entender o que é ponto facultativo, é importante compreender que o feriado é uma data na qual a empresa é obrigada a dar folga aos seus funcionários em razão de uma ordenação legal. Por outro lado, o ponto facultativo ocorre quando existe a opção de decidir se a folga será ou não concedida.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial com orientações sobre o controle de ponto facultativo.

O que é ponto facultativo?

O ponto facultativo representa um dia no qual a empresa tem a possibilidade de não trabalhar. Ele funciona como um feriado, com a diferença de que a sua adesão é facultativa.

A Consolidação das Leis Trabalhistas determina que não existe impedimento para que o funcionário exerça suas atividades de trabalho naqueles dias que são considerados ponto facultativo. Neste sentido, caberá ao empregador definir a obrigatoriedade, ou não, da execução das atividades naquele dia.

É importante destacar que o empresário tem a possibilidade de funcionar parcialmente. Apenas em um turno ou apenas com um grupo restrito de funcionários. A legislação oferece a possibilidade de definir como será o expediente de acordo com as necessidades da empresa.

Alguns exemplos de data com ponto facultativo são a segunda-feira que antecede o carnaval, a quarta-feira de cinzas e o dia de Corpus Christi.

 

Teste pontomais 2019

 

Qual é a importância de gerenciar o ponto?

É muito importante que o gestor esteja atento aos aspectos gerais do ponto facultativo e que ele avalie de forma dinâmica a maneira como será feita a gestão das entradas e saídas dos funcionários.

Além disso, este tipo de organização facilita o trabalho do setor de recursos humanos no fechamento das folhas de pagamento, permite maior organização do banco de horas e do pagamento de horas extras, além de facilitar também o controle de horas negativas.

O gerenciamento de ponto é uma etapa importante. Só agrega aspectos positivos para a gestão e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pela empresa.

 

Como o Ponto Online pode ajudar no controle?

O Ponto Online é uma solução que auxilia significativamente no controle de horas, já que ele permite a automatização e otimização dos processos da empresa, por meio de suas soluções ligadas à internet.

Também traz informações precisas que podem ser integradas facilmente com os demais departamentos da empresa. Esses dados estão protegidos com toda segurança necessária, tanto para o empregador quanto para o colaborador.

Por fim, o Ponto Online auxilia no controle trazendo maior eficiência na análise das informações extraídas pelo ponto eletrônico.

A ferramenta ainda traz vantagens tanto para a empresa quanto para o setor de recursos humanos. Além disso, agrega informações que trarão respaldo judicial em caso de futuros problemas trabalhistas, evitando possíveis conflitos ou dúvidas a respeito de questões como as horas extras.

Gostou deste artigo sobre controle de ponto facultativo? Então aprofunde o seu conhecimento, descubra a importância do controle de ponto para evitar dores de cabeça!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços.

Temos a opção teste, com 14 dias gratuitos! Vem conferir!

 

Teste pontomais 2019

 

Até breve 🙂