Controle de ponto antifraude: o que é?

Para uma gestão de pessoas eficiente e otimizada, uma das ferramentas que mais facilitam essa tarefa é um sistema de ponto eficaz. Para que sua eficácia seja comprovada, uma das principais características deve ser um controle de ponto antifraude.

Ao abordarmos o assunto, uma das dúvidas dos gestores de RH é se a ferramenta é realmente apropriada e transparente. Pois, além do departamento pessoal, os colaboradores precisam se sentir seguros ao utilizá-la.

Neste artigo, vamos esclarecer sobre o que é o controle de ponto antifraude, como funciona e qual a importância para a empresa. Não perca a leitura!

O que é o controle de ponto antifraude?

É um sistema criado para evitar interferências tanto da equipe de RH quanto do funcionário, no que diz respeito à marcação de ponto. Esse sistema foi instituído para aumentar a transparência na relação entre o departamento pessoal e o colaborador. Uma medida que visa evitar conflitos entre as partes e aumenta a credibilidade do setor.

Como funciona?

Por meio de um ambiente seguro na web, o sistema tem todos os portais e conexões criptografados. Ao efetuar o login de acesso, o usuário poderá acompanhar todas as marcações e ocorrências, no caso de faltas e/ou atrasos.

Com seu banco de dados blindado, a partir dos registros dos funcionários, não será possível qualquer tipo de alteração nas datas e horários, somente adicionar justificativas.

Como a ferramenta está ligada diretamente ao servidor, também não será viável burlar datas e horários em sistemas operacionais ou em smartphones e tablets.

O sistema de ponto antifraude também conta com o método de assinatura digital. A partir do momento que o colaborador assina digitalmente suas marcações, nenhuma alteração poderá ser efetuada.

Caso haja alguma tentativa de alteração, o programa exclui a assinatura digital existente, deixando o documento em aberto. Essa tática é importante para reforçar o compromisso do profissional com os dados apresentados.

A portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego rege que os sistemas de ponto eletrônico devem emitir o comprovante para cada marcação do funcionário. Dessa forma, ele poderá administrar seus registros, o que aumenta a transparência do processo.

 

 

Qual a importância para a empresa?

Atentar para os registros dos funcionários é importante para ajudar a medir sua produtividade durante o expediente. Além disso, a empresa estará em conformidade com o 2° parágrafo do artigo 74 da CLT, que torna obrigatória a marcação de ponto para todos os estabelecimentos que contenham, em seu quadro funcional, a partir de 10 empregados.

De acordo com a legislação, o registro de ponto deve conter as seguintes marcações:

  • entrada e saída;
  • intervalos das refeições;
  • anotações com pausas extras durante o expediente.

O respeito a essas determinações é importante para que o departamento pessoal visualize as horas excedentes para pagamento ou manutenção de banco de horas.

O RH precisa desenvolver uma cultura de marcação de ponto para que não aconteçam problemas trabalhistas. Pois, em caso de processo, a empresa é quem deverá provar as horas solicitadas pelo trabalhador.

Portanto, caso não existam os registros, a instituição será penalizada com o pagamento de todas as horas pleiteadas pelo ex-funcionário. Se a empresa não cumprir o que determina a Lei com relação à implementação do ponto, será penalizada com multas e sanções.

Investir em um controle de ponto antifraude aumenta a credibilidade da empresa junto aos funcionários e à fiscalização. Além disso, agiliza os processos de integração com a folha de pagamento, o que otimiza as tarefas do setor e aumenta a produtividade do time envolvido.

Se você trabalha com um sistema de ponto antifraude, conte-nos sua experiência. Caso tenha interesse no programa, mas tenha alguma dúvida, compartilhe nos comentários!

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