O banco de horas e horas extras é um acordo entre o trabalhador e a empresa, que assegura que as horas extras trabalhadas poderão ser descansadas em outro dia de trabalho, em vez de serem pagas.

No entanto, há regras para a sua execução que, quando não cumpridas, podem gerar problemas. Facilitar esse processo é fundamental para evitá-los. Quer saber como? Fique conosco!

 

Qual é a importância de manter o controle do banco de horas e horas extras?

 

Por lei, o funcionário pode fazer apenas 10 horas diárias, incluindo as horas extras. Portanto, se o colaborador exerce uma jornada de 8 horas diárias, deve fazer, no máximo, 2 horas extras por dia. Caso não haja um controle eficaz do banco de horas, não há como observar se esse período está sendo ultrapassado.

Essas práticas expõem a organização a riscos judiciais por descumprir com a legislação. Assim, o trabalhador que se sentir lesado por não usufruir de suas horas extras ou por executar uma jornada muito longa pode entrar na justiça contra o empregador.

Ademais, também há o risco financeiro, já que, ao quebrar o contrato com o funcionário, é necessário pagar todas as horas em banco. Caso haja um grande montante, é preciso desembolsar um alto valor para cobri-lo.

 

Como organizar essas informações de forma prática, ágil e segura?

 

Existem muitas formas de organizar o banco de horas. Algumas empresas optam por planilhas, por exemplo. Porém, dessa maneira, há uma grande margem de erros, além do trabalho demandado. Por isso, um software de banco de horas é a forma mais ágil de realizar esse processo.

Quer saber quais as vantagens? Vamos explicar, a seguir!

 

Acompanhamento das atividades

 

Com o sistema, o acompanhamento acontece em tempo real, com informações confiáveis. Como é automatizado, o controle quase não apresenta margem de erro e funciona como uma excelente fonte de consulta. Outra facilidade é ter a possibilidade de receber notificações sobre os principais acontecimentos via smartphone.

 

Visualização dinâmica das informações

 

As horas podem ser monitoradas a qualquer momento, basta abrir o programa e consultá-las. Dinamizando esse trabalho, as horas gastas para organizar e consultar manualmente os dados são dispensadas.

 

 

 

Busca eficiente de dados

 

Com os dados disponibilizados facilmente no software, qualquer informação pode ser achada rapidamente, sem grandes desgastes. Essa vantagem garante tranquilidade ao precisar de um dado para enviar para o governo, no eSocial, por exemplo.

 

Armazenamento na nuvem

 

O armazenamento na nuvem otimiza a burocracia. Isso porque dispensa o arquivamento de vários papéis e e-mails para explicar os acontecimentos, caso haja um erro no ponto. Se precisar procurar por um evento, estará tudo a um rápido alcance na nuvem.

 

Autogestão da equipe

 

Com o software, o colaborador pode visualizar seu relatório a qualquer hora, sugerindo modificações ou apontando erros. Assim, o trabalho no final do mês diminui e os processos se tornam mais otimizados.

Por esses motivos, o software ajuda a controlar o banco de horas e horas extras com muita praticidade. Todos os dados são mais precisos e podem ser consultados a qualquer momento, facilitando esse processo. Assim, o gestor pode se preocupar com outras tarefas e sentir-se seguro com a confiabilidade de suas informações.

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂