Conheça as vantagens e desvantagens do home office

A expansão do home office está abrindo uma nova gama de possibilidades para a forma como as empresas podem trabalhar e se estruturar. Além de oportunidades, o trabalho em casa traz novas responsabilidades para empregador e empregado. Mas, existem regras de trabalho diferenciadas e uma nova maneira de validar as horas trabalhadas.

As vantagens pessoais são grandes, como maior autonomia profissional e diminuição de custos, porém, também há desvantagens, como a possível dificuldade de concentração do trabalhador e o preconceito do mercado formal.

Apesar de haver dois lados da moeda, este texto tem como foco o gestor, que terá que concentrar esforços para criar toda a estrutura e o planejamento ideais para essa tendência no mercado moderno. Para saber mais sobre o tema, fique com a gente e conheça as vantagens e as desvantagens do home office!

 

As vantagens do home office

 

Com o número crescente de funcionários trabalhando em casa – ou usando a casa como base de trabalho por, pelo menos, parte da semana – é claro que há uma série de benefícios para as empresas, tais como:

 

  • O trabalho em casa pode ajudar a manter os pais que trabalham com responsabilidades de assistência à infância, inclusive, atraindo-os para esse tipo de trabalho.
  • Pessoas com deficiência que podem preferir trabalhar em casa e pessoas que moram longe da sede da empresa.
  • Devido a menos interrupções e menos tempo de deslocamento, entre outros.
  • Com níveis reduzidos de estresse e doença, os funcionários tendem a ficar mais motivados, e isso acaba melhorando o ponto acima.
  • Criação de plano de benefícios para o colaborador, com foco no maior engajamento para metas e produtividade.
  • Economia com aluguel do escritório, materiais de apoio, refeição, transporte, entre outros.
  • Economia com encargos sociais e vantagens fiscais para microempresas, como dispensa do IR.
  • Capacidade de trabalhar com atendimento ao cliente 24 horas por dia, assim, reforçando a terceirização e a profissionalização de serviços.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

As desvantagens do home office

Há também algumas desvantagens para os funcionários que trabalham em casa. Dessa forma, como gastos que a empresa tem em implementar nessa nova política. Veja, abaixo, alguns exemplos:

 

  • Possível deterioração do conhecimento funcional e estratégico dos funcionários, possibilitando a diminuição da qualidade do trabalho.
  • Custos iniciais de formação e fornecimento de equipamento adequado, incluindo adaptações para cumprir as normas de saúde e segurança, e as necessidades dos funcionários com deficiência.
  • Dificuldade de facilitar treinamentos efetivos que gerem desenvolvimento profissional e novas habilidades.
  • Os problemas de segurança das informações, porque podem ter mais propensão a ocorrer.
  • O aumento de contas de telefone ou a necessidade de um celular.
  • Poderiam aumentar sentimentos de isolamento entre trabalhadores em home office e a necessidade de novos softwares de gestão de comunicação.
  • Pode ser mais difícil manter o espírito de equipe em locais diferentes, além de problemas futuros em caso de sucessão.
  • Home office é uma estratégia que depende de um equilíbrio entre as duas partes. De um lado, a empresa precisa ver se essa nova política está de acordo com o modelo de negócios. Do outro, o colaborador precisa se enxergar nessa nova realidade e se sentir totalmente apto para isso.

 

Os desafios são muitos, mas os ganhos também

E você, acredita que o home office é a estratégia ideal para a sua empresa? Confira essa e outras ideias que farão a diferença em seu negócio seguindo a gente em nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn). Assim você ficará por dentro de tudo.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂