As tecnologias disruptivas estão alterando o mercado de trabalho cada vez mais rápido. Diante disso, os setores que não aproveitarem as inovações digitais para se aprimorar correm risco de perder competitividade. Não por acaso, o departamento de Recursos Humanos já está se adaptando a essa nova realidade e tem usado muitas ferramentas para melhorar sua rotina.

Quer conhecer algumas evoluções que viraram tendência do departamento pessoal? Continue conosco, pois preparamos um artigo para mostrar como a modernização está modificando a gestão de pessoas!

O que são tecnologias disruptivas?

Tecnologias disruptivas são inovações digitais que dominam a forma de executar uma atividade ou serviço, rompendo completamente com os padrões anteriores. Ou seja, são artifícios revolucionários, que alteram a maneira de se realizar uma tarefa.

Assim, a partir dessa invenção, todo o mercado passa a usá-la, por conta das vantagens proporcionadas. Aqueles que não se adaptam e se aproveitam desses benefícios perdem competitividade.

Hoje, existem ferramentas que são incorporadas por todos os setores. O departamento de Recursos Humanos, por exemplo, tem como uma das maiores tendências incorporá-las para aumentar a eficiência do processo. Entenda abaixo quais tecnologias disruptivas vão dominar o segmento!

 

 

Quais tecnologias disruptivas são tendência para o RH?

Muitas inovações estão reestruturando a gestão. Elas modificaram a maneira de a organização realizar seus processos. Com a administração dos colaboradores, não é diferente. Confira abaixo quais são as tecnologias disruptivas que são tendência para os Recursos Humanos!

1. Software de mapeamento comportamental

Existem softwares que permitem analisar o perfil comportamental dos colaboradores. O mapeamento também monitora a evolução do desempenho em função do tempo. A tecnologia promete ressignificar a seleção de funcionários, pois consegue identificar quais pessoas são mais compatíveis com a cultura organizacional da empresa. Assim, as taxas de turnover são reduzidas e os gastos de tempo e recursos com seleção são minimizados.

2. Computação na nuvem

Os dados armazenados online já estão se estabelecendo como a nova forma de arquivamento. Afinal, manipular, guardar e editar qualquer informação a um toque otimizou a rotina de todas as organizações.

No RH, as informações dos funcionários são localizadas muito mais facilmente, a partir de qualquer lugar com acesso à internet. A rotina de imprimir documentos, guardar, procurar por eles e levar muito tempo com esse trabalho manual está ficando para trás.

3. Big Data

Big Data consiste na análise de um grande fluxo de informações da internet. A partir desses dados, se torna possível, por exemplo, desenvolver algoritmos que encontram os candidatos perfeitos para o perfil de uma vaga.

4. Treinamentos online

Capacitar os colaboradores é um dos investimentos que mais deve ter prioridade entre os investimentos das empresas que acreditam no capital humano. Porém, o tempo e os recursos gastos com isso são desanimadores. Nesse sentido, a tecnologia mais uma vez aparece como solução, pois permite que os treinamentos sejam feitos a distância, por meio da internet.

5. Trabalho home office

Os colaboradores da nova era têm um novo perfil, mais flexível e online. Por isso, um comportamento que vem crescendo exponencialmente é o trabalho remoto. Com a tecnologia encurtando distâncias, é cada vez mais comum as empresas disponibilizarem esse tipo de rotina para os funcionários. Em breve, vai ser um dos grandes modelos de contratação.

As tecnologias disruptivas proporcionam um novo RH, que é digital, inovador e conta com muita dinâmica e precisão. A tarefa de selecionar os melhores colaboradores e engajar os funcionários da empresa vai ser cada dia mais fácil, pois a inovação digital está dando suporte para a evolução da área!

Nosso artigo trouxe informações úteis para você entender como funciona o departamento de recursos humanos do futuro próximo? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre para seus companheiros de trabalho, para que eles também se preparem para o novo cenário!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂