Confira 5 tendências de RH para 2019

A gestão de pessoas é, sem dúvida, uma das práticas mais importantes para a empresa. Por isso, é indispensável conhecer as principais tendências de RH para 2019, avaliando se podem ou não ser implementadas em seu negócio.  Com talentos satisfeitos, engajados e comprometidos, torna-se muito mais fácil atingir as metas desejadas e concretizar os objetivos da organização.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você. Confira 5 tendências de RH para 2019 e entenda como elas podem ser aplicadas em sua organização. Boa leitura!

 

1. Desenvolvimento da marca empregadora

 

De alguns anos para cá, o conceito de marca empregadora vem sendo discutido e disseminado dentro das empresas. Contudo, em 2019 — devido à alta competitividade por talentos — o investimento no assunto deve ser muito maior.

Uma marca empregadora consiste em um conjunto de benefícios, tanto internos como externos, para atrair e reter pessoas talentosas dentro da empresa. Logo, a organização torna-se um grande ímã de profissionais acima da média, integrando-os ao trabalho.

 

2. Contratação com base no fit cultural

 

O processo de contratação é outro elemento importante e que deve receber bastante atenção. Todavia, o foco não deve estar mais apenas nos conhecimentos, habilidades e atitudes (famoso CHA) dos candidatos. É preciso considerar, também, os seus valores.

O resultado do alinhamento entre os valores dos candidatos e da organização é chamado de fit cultural. Quando há esse alinhamento, é possível preservar e potencializar a cultura organizacional, bem como garantir um clima agradável e produtivo.

 

3. Ampliação do uso de dados nas decisões

 

O levantamento de dados de sistemas, planilhas, relatórios e da própria internet será cada vez mais útil. Nesse sentido, é importante que os gestores conheçam as principais métricas que podem ser usadas na gestão de pessoas e no negócio, potencializando a tomada de decisões corretas e o sucesso organizacional no médio e no longo prazo.

 

4. Automação de processos básicos

 

Com a chegada da quarta revolução industrial, diversas novidades podem ser integradas às empresas. Uma das mais importantes é a automação dos processos, isto é, a substituição do trabalho manual pelo de máquinas.

Na gestão de pessoas, por exemplo, é possível deixar a triagem dos currículos de candidatos a cargo de um sistema de gestão, ou, ainda, o monitoramento do controle de ponto. Com pouca ou nenhuma interferência humana, é possível ter ótimos resultados.

 

Teste pontomais 2019

 

5. Controle de ponto online

 

Por fim, é interessante destacar o controle de ponto online. Atualmente, os profissionais não precisam estar dentro da empresa para cumprir o expediente. Por exemplo, se o colaborador estiver em uma viagem a trabalho, ele pode registrar o horário de entrada e saída por meio de seu smartphone.

Um sistema adequado contribui para o monitoramento dos horários e jornadas de trabalho, avaliando o número de ausências, assiduidade e horas extras de cada profissional. Logo, torna-se possível ter maior eficácia na gestão.

Ao aplicar as dicas citadas aqui, você poderá modernizar seu RH e mantê-lo na vanguarda do mercado. Então, não deixe de investir nelas e colaborar para o sucesso de sua empresa.

 

Teste pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂