Confira 4 dicas para enfrentar a crise na sua empresa

Uma crise na empresa pode afetar qualquer empreendimento — grande, médio ou pequeno —, dos mais diversos setores econômicos. Os motivos também podem ser diversos, como rupturas de parcerias ou desestabilidade do macroambiente, por exemplo.

Como você também pode ser afetado por esse tipo de infortúnio, separamos 4 dicas para que sua empresa consiga enfrentar a crise de forma prática e eficaz. Continue lendo este post e fique por dentro do assunto!

 

1. Identifique e otimize os indicadores de desempenho

 

Um dos principais passos é fazer um diagnóstico interno para avaliar tudo o que tem contribuído para a instabilidade da empresa. Para isso, é importante definir alguns indicadores de desempenho como, por exemplo, o absenteísmo dos funcionários e a efetividade das vendas.

Em seguida, é preciso se preocupar com a melhoria desses indicadores para garantir que eles somem forças à empresa e contribuam para enfrentar a crise.  A escolha da melhor estratégia pode variar de acordo com cada indicador, mas é sempre bom envolver os líderes e equipes de trabalho.

 

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2. Busque por novas soluções para os problemas causados pela crise na empresa

 

Inovar é encontrar novas soluções para os problemas que existem dentro e fora da empresa — e é sempre uma forma diferenciada de atuar no mercado. Essa é uma das posturas mais eficazes durante uma crise e, por isso, é preciso colocar todo o time para pensar “fora da caixa”.

Crie uma caixa de sugestões e instigue o time a postar dicas com foco em dois principais fatores: a redução de custos e a melhoria do desempenho da empresa. Dessa maneira, é possível estimular a criatividade com foco em resultados específicos e beneficiar a companhia em geral.

 

3. Desenvolva uma liderança alinhada e exemplar

 

São os líderes que mantém as equipes de trabalho alinhadas e motivadas e, por essa razão, é preciso considerá-los para vencer a crise. Desenvolva uma liderança forte e alinhada aos valores da organização que seja exemplo para os operários no dia a dia.

Frases do tipo: “faça o que eu digo, mas não o que eu faço” não devem ser toleradas dentro da empresa. Todos os líderes, incluindo o CEO, devem atuar de forma exemplar. É preciso respeitar horários, normas de segurança e os valores disseminados no empreendimento.

 

4. Construa metas de curto, médio e longo prazo

 

Boas metas funcionam como uma bússola e ajudam tanto a empresa quanto os funcionários a atuarem de forma mais alinhada e objetiva. Então, é preciso estabelecer metas que contemplem o curto, médio e longo prazo que possam tirar a companhia do estado de crise.

Não há uma regra para o estabelecimento metas eficazes, mas um padrão muito conhecido é o SMART. De acordo com ele, boas metas devem ser específicas, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e contar com prazo muito bem definido.

Como você pode ver, momentos de crise na empresa se apresentam como verdadeiros desafios, porém podem ser superados. Todos, do alto executivo ao mais simples operário, se comprometam com melhorias capazes de tornar a empresa mais sólida para enfrentar a crise e, no futuro, crescer de modo significativo.

 

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