Como um software de RH pode deixar o setor mais estratégico?

A demanda por uma gestão de pessoas estratégica é cada vez maior, afinal, o ambiente externo tem mudado a passos largos. Nesse sentido, o software de RH tem um importante papel, pois viabiliza e otimiza diversas tarefas do setor.

É preciso, no entanto, que o gestor de recursos humanos tenha pleno conhecimento da relevância de um bom sistema para alavancar os resultados relacionados ao capital humano. Assim, poderá investir de forma consciente e adequada.

Reunimos uma série de informações sobre o assunto para você. Neste artigo, vai entender como um software de RH pode deixar o setor mais estratégico. Boa leitura!

 

Baixe pontomais 2019

Funcionalidades do software de RH

 

Existem diversos tipos de software de RH. Entre eles, sistemas online para controle de ponto ou softwares para recrutamento e seleção. Cada vez mais, contam com funcionalidades que otimizam o trabalho, melhoram os resultados e a experiência dos próprios colaboradores.

Entre as principais funcionalidades, pode-se destacar:

 

  • monitoramento online;
  • facilidade de acesso (por smartphone, tablet ou computador);
  • automação das tarefas diárias;
  • levantamento em tempo real das métricas de desempenho;
  • controle de assiduidade e pontualidade.

 

Por tudo isso, hoje, um bom software de RH é considerado elementar na gestão estratégica do capital humano. Ele garante que o trabalho seja feito com rapidez, qualidade e elevado custo-benefício.

 

Vantagens para a atuação estratégica

 

Além do que já foi citado, são muitas as vantagens que um software de RH pode trazer para a gestão mais estratégica dessa área. A seguir, destacamos algumas delas! Confira!

 

Aumento da automação dos processos

 

Para quem não tem familiaridade, automação significa a substituição do trabalho manual pelo de máquinas. Assim, tem-se maior eficiência e eficácia operacional.

Imagine um sistema de controle de ponto e jornada de trabalho. Todos os dados de horários de chegada e saída dos funcionários são gerenciados e analisados pelo próprio sistema, depois transformados em indicadores — com menor interferência humana, uma vez que os profissionais de RH não precisam fazer cálculos à mão, afinal, os relatórios mais importantes podem ser extraídos do sistema.

É muito fácil concluir que o RH ganha mais tempo para focar em outras tarefas, além de poder atuar de modo mais estratégico e competitivo, otimizando os resultados em gestão de pessoas.

 

Decisões com base em dados reais

 

O setor de RH toma diversas decisões importantíssimas para a empresa e profissionais que nela atuam, por exemplo, quem será demitido ou promovido em certo período. Com um software, é possível obter dados de maneira mais rápida, segura e confiável, depois eles poderão ser estruturados e analisados.

Dessa maneira, logo será possível ter informações reais sobre a assiduidade, engajamento e alinhamento dos talentos e equipes. Em posse dos dados adequados, a gestão de pessoas é eficiente. Os profissionais poderão ser recompensados ou penalizados de acordo com os resultados apresentados.

 

Integração de outros setores com um software de RH

 

É importante lembrar que o RH possui função de staff, isso é, de assessorar outros gestores e departamentos na adequada gestão de pessoas. Para tanto, é preciso que haja alinhamento, comunicação e transparência: atributos táteis com um bom software.

Nesse caso, ele permite que o RH se conecte adequadamente a outros setores e gestores, possibilitando uma administração mais ágil e eficaz. Isso também é sinônimo de uma atuação muito mais estratégica aos resultados da organização.

 

Estruturação e melhoria dos processos diários

 

O setor de RH possui mais processos do que antes, pois as demandas externas e internas são muito maiores. No entanto, esses processos devem estar bem padronizados, garantindo a adequada execução da estratégia e sucesso das tarefas diárias.

Um bom software otimiza cada uma das práticas do setor, da gestão online do ponto até o recrutamento e seleção de novos talentos. Assim, é possível melhorar continuamente, executar com diligência as estratégias e obter ótimos resultados.

Como se pode observar, há diversos benefícios em contar com um bom software de RH. Além de modernizar o setor, garante que os processos sejam mais eficazes, que as decisões sejam bem tomadas e que outros setores sejam integrados à gestão de pessoas.

Gostou do nosso artigo? Então, continue aprendendo conosco! Leia agora mesmo nosso post “Design Thinking: entenda o que é e como aplicar”.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂