Reduza os custos fixos da empresa imediatamente

A regra mais primária da administração de empresas dita que, para se obter lucro, é preciso produzir mercadorias ou serviços de alto valor agregado, gastando poucos recursos. Isso todo mundo sabe, mas no dia a dia da gestão, colocar essa regra em prática é uma tarefa mais complicada do que pode parecer. Em tempos em que a economia patina, é ainda mais importante ser prudente e criativo ao lidar com os gastos, portanto, saber como reduzir custos na empresa é fundamental.

A primeira tarefa, claro, é estudar o orçamento, separando os gastos fixos e variáveis. Na tentativa de aumentar a competitividade da empresa, é comum que gestores voltem seu foco à diminuição de custos variáveis. Porém, estabelecer um plano de ação de cortes nos gastos fixos pode ser ainda mais útil para amenizar impactos como os da inflação na sua receita — sem contar que esse controle pode se converter no estabelecimento de uma cultura perene de gestão responsável, evitando gastos excessivos ou desnecessários, mesmo quando a economia vai bem.

Veja agora algumas dicas de como reduzir custos na empresa:

 

Otimize o expediente e os recursos humanos

 

O bom aproveitamento da jornada de trabalho deve entrar na ordem do dia. Evitar horas extras, por exemplo, pode ser uma nova regra. Terceirizações de serviços como limpeza e segurança também devem ser levadas em conta.

Quanto ao expediente, pode-se orientar a equipe a evitar redes sociais durante o trabalho, assim como a reduzir as pausas para o cafezinho. Trata-se da conscientização dos colaboradores: menor jornada na empresa significa menos recursos gastos — e até mais qualidade de vida. Também é interessante aprimorar o recrutamento de funcionários, valorizando os talentos que produzem mais em menos tempo.

 

Baixe pontomais 2019

 

Faça pequenos cortes

 

Existem gastos que, apesar de não parecerem altos isoladamente, no fim do ano podem impactar as finanças.

Deixamos alguns exemplos de mudanças pequenas que podem ajudar bastante. Substitua a cafeteira de expresso pelo coador tradicional, troque os copos descartáveis por canecas para cada funcionário. Além disso compre produtos de limpeza a granel em lojas especializadas.

 

Por que devo investir em tecnologia no rh e modernizar minha empresa?

Troque o papel pela nuvem

 

Aproveite serviços e ferramentas que diminuam o uso de suprimentos como papel e cartuchos de impressora e aposte na digitalização de documentos, como relatórios em PDF em vez de impressos.

Tudo isso economiza recursos e tempo, além de deixar os processos mais seguros.

 

Reduza gastos com energia elétrica

 

Muito pode ser feito para otimizar a conta de luz, desde mudanças estruturais, como abrir novas janelas para aproveitar a luz do sol, até o investimento em maquinário mais eficiente energeticamente.

Outras medidas podem ser adotadas, como o uso de ar condicionado somente no período da tarde, por exemplo.

 

Não prejudique a qualidade

 

Observe quais recursos são indispensáveis para a manutenção da qualidade do seu produto ou serviço. Nesses gastos, sobretudo aos relacionados ao bom atendimento, é melhor não mexer. Afinal, o seu objetivo é manter o funcionamento adequado da empresa com inteligência e estratégia, não somente cortar gastos em qualquer setor.

Viu como reduzir custos na empresa não é uma tarefa impossível? Quais dessas medidas você pensa em colocar em prática na sua empresa? Deixe seu comentário e participe da discussão!

 

Teste gratis pontomais 2019