Como promover a motivação nas organizações e engajar colaboradores?

A motivação nas organizações é um desafio contínuo no ambiente de trabalho. Empresas que tornam a satisfação dos funcionários parte de uma estratégia geral de negócios tem mais chances de crescer e prosperar.

Não importa o clima que a organização ofereça para estimular seus funcionários, você deve criar um ambiente que provoque a motivação da equipe!

Por isso, neste artigo, você aprenderá a promover um tipo de motivação que não força a barra e realmente estimula os seus colaboradores.

Vamos lá!

As características da motivação interna e externa

A motivação pode ocorrer de duas formas: interna e externa. Ambas impulsionam o colaborador a alcançar os mesmos objetivos. A única diferença entre elas é como essa motivação é estimulada.

Na interna, o indivíduo possui uma vontade de mudar seu comportamento para conquistar algo. Dessa forma, essa motivação ajuda o funcionário a ter autocontrole e a traçar metas efetivas.

Por outro lado, a motivação externa surge a partir do ambiente que o colaborador está inserido. A cultura organizacional pode motivar o empregado a enfrentar desafios, sair da zona de conforto e alcançar objetivos.

 Os benefícios da motivação entre os funcionários

Manter a motivação da equipe significa estimular o engajamento dos funcionários, o que é algo que as organizações estão prestando muito mais atenção atualmente.

Além de serem mais engajados, os funcionários motivados lidam com a incerteza com mais facilidade, resolvem problemas mais rapidamente e têm níveis mais altos de inovação, criatividade e foco no cliente. Assim, eles levam a organização adiante.

Por outro lado, quando desmotivados, eles são menos produtivos, têm maior probabilidade de roubar a empresa, influenciar negativamente os colegas, perder dias de trabalho e afastar clientes.

As estratégias para promover a motivação nas organizações

Quando estratégias são utilizadas para aumentar a motivação de colaboradores é possível criar equipes felizes, satisfeitas e engajadas. Existem diferentes ações que podem ajudar a alcançar esse objetivo, mas algumas delas são as mais comuns. Conheça-as!

Estimule o autodesenvolvimento

Os funcionários querem continuar a desenvolver seus conhecimentos. Por isso, proporcionar a oportunidade para que eles desenvolvam novas habilidades ajuda a torná-los mais motivados.

Sempre que possível, convide os colaboradores para eventos, atividades e reuniões incomuns às suas atribuições habituais. Fornecer a oportunidade para o funcionário experimentar outras funções e responsabilidades, permite que eles achem o trabalho desafiador e recompensador.

Acesse pontomais 2019

 

Crie desafios

Estabelecer desafios, desde que sejam alcançáveis, fornece um impulso real de motivação ao funcionário cada vez que um deles é conquistado. A evolução não só é boa, como também demonstra que o trabalho da pessoa é importante.

Você pode ampliar esse efeito ao celebrar essas conquistas, aplaudindo os resultados do trabalho árduo de seus colaboradores. É claro, você não precisa aplaudir de pé todos aqueles que cumprem suas metas, mas é fundamental que todos saibam como (e quanto) cada uma de suas contribuições leva a organização adiante.

Garanta segurança

Passe um senso de segurança aos seus colaboradores. Em tempos de altas taxas de desemprego, o trabalhador teme que na próxima semana não tenha um lugar para trabalhar. Isso desmotiva a pessoa, impedindo que ela atinja o seu maior potencial.

Quando os funcionários se sentem seguros em seus empregos, é provável que eles estejam motivados para alcançar objetivos de médio e longo prazo.

Promova a colaboração

A colaboração cria um senso de propósito e ajuda a motivação da equipe. Ela une as pessoas, fazendo com que trabalhem mais satisfeitas e felizes. Além disso, é divertido para as pessoas trabalharem juntas, sentirem que fazem parte de algo maior e ainda receberem crédito por sua parte no sucesso.

Também cria transparência entre diferentes partes da organização, o que coloca o trabalho em contexto. Esse entendimento ajuda os funcionários a trabalharem mais, porque agora eles se importam com todo o processo e veem sua parte importante na organização.

Assim, é possível melhorar a motivação nas organizações utilizando qualquer uma dessas sugestões, e ainda, a partir do desenvolvimento de suas próprias estratégias.

 

E aí, está pronto para levar a motivação e o engajamento da sua empresa a um próximo nível? Então veja nosso outro artigo de como ter equipes de alta performance!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

Teste gratis pontomais 2019