Como montar um plano de cargos e salários? Confira aqui!

Não importa o tamanho da sua empresa: certas práticas são de grande importância para atrair bons profissionais e motivar os seus colaboradores, o que contribui para o desenvolvimento e a produtividade do negócio! O planejamento de carreira é uma dessas práticas. Mas você sabe como montar um plano de cargos e salários?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do planejamento e também sobre os passos que a sua empresa deve dar para criar o seu. Continue a leitura!

 

Importância do plano de cargos e salários

 

O planejamento de carreira elaborado pela empresa descreve cada um dos cargos que possui e as questões salariais e benefícios atrelados a eles. Além disso, estabelece os critérios para o desenvolvimento profissional e para as promoções, demonstrando isonomia nessas escolhas.

Tudo isso é bastante atrativo para qualquer trabalhador, pois todos buscam uma empresa em que possam crescer profissionalmente, contar com bons salários e benefícios e ter a certeza de os assuntos que envolvem os colaboradores são tratados com transparência. Assim, o seu negócio ganha um diferencial estratégico na hora de contratar e de reter talentos.

 

Teste gratis pontomais 2019

Implementação do plano

 

O primeiro passo para criar um plano de cargos e salários é levantar os modelos de contratação atuais da empresa: funções existentes, salários praticados, benefícios disponíveis e política de reconhecimento profissional e promoção, entre outros. Com isso, pode planejar e organizar uma transição entre o modelo antigo e o que pretende implantar.

Em seguida, é preciso definir, com exatidão, quais são as atribuições de cada função durante uma rotina comum de trabalho. Assim como definir a hierarquia de cada cargo. Esse processo é importante para tratar das questões de crescimento e promoções futuras, além de determinar a diferenciação de remuneração.

 

Pesquisa salarial

 

Não basta, apenas, estruturar o plano de cargos e carreiras. Também é importante se certificar de que os salários pagos aos colaboradores estão dentro da média praticada pelo mercado. Adotar uma remuneração compatível com as outras empresas contribui na retenção de talentos e recompensa de maneira justa os trabalhadores pelo seu desempenho.

Após realizar a pesquisa salarial, é hora de definir a remuneração para cada função. Não há obrigatoriedade de pagar os mesmos valores de outras empresas ou oferecer rendimentos maiores. Pode-se recorrer a outras estratégias, como oferecer benefícios que compensem a disparidade salarial com outros negócios.

Além disso, é interessante criar uma política de crescimento salarial progressivo — o que permite estimular seus trabalhadores e recompensá-los, mesmo que não haja promoção. Esse crescimento progressivo pode se basear em tempo de trabalho, cumprimento de metas ou outros indicadores.

 

Política do plano de cargos e salários

 

Com o levantamento de informações e a pesquisa de salários prontos, está na hora de elaborar a sua política do plano de cargos e salários. Essas definições devem ser mantidas em arquivo (tanto físico quanto digital) e definir claramente o que é necessário para que um trabalhador possa subir de cargo.

Assim como o crescimento progressivo de salário, há possibilidade de definir a transição de função a partir de tempo de serviço, cumprimento de objetivos e metas, crescimento da empresa e outras variáveis.

 

Divulgação

 

Com tudo pronto, é hora de divulgar para os seus colaboradores a existência do plano de cargos e salários, assim como dar acesso ao documento e tirar quaisquer dúvidas que eles possam ter em relação à sua nova política.

Já aos profissionais que serão contratados, é importante apresentar esse material logo no processo de Recrutamento e Seleção para que eles entendam o funcionamento da empresa e possam sanar suas dúvidas antes de aceitar ou não o novo cargo.

Para se tornar eficiente e competitiva no mercado, uma empresa precisa contar com talentos promissores e profissionais de competência reconhecida. Como vimos, é importante saber como montar um plano de cargos e salários para que consiga reter esses trabalhadores em seu negócio.

Gostou deste artigo sobre como montar um plano de cargos e salários na sua empresa? Então, não deixe de ler, também, sobre como o Desgin Thinking pode ser usado no RH!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂