O controle de ponto em canteiro de obra é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade. É possível fazer isso sem elevar o número de horas trabalhadas. Com esse controle, é possível garantir que as horas pagas estão mesmo sendo laboradas. Garantindo os prazos previstos, ao mesmo tempo em que as leis trabalhistas que regem a jornada são respeitadas. Quer saber como funciona o controle de ponto em canteiro de obra? Então, continue a leitura!

Como é feito o controle de ponto em canteiro de obra?

O parágrafo 2º do artigo 74 da CLT rege que é obrigatório o registro da jornada de trabalho apenas para empresas que tenham 10 ou mais funcionários. Especificamente no caso de um canteiro de obras, o contingente de funcionários tende a ser maior, visto que são necessários vários profissionais para levantar uma edificação.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 2009, normatizou o sistema de controle de ponto eletrônico. Sem fazer alteração na forma como esses dados podem ser coletados: de forma manual ou eletrônica.

Assim, a Portaria 1.510 não rege restrições a qualquer um dos modelos de registro citados. No entanto, uma opção mais segura, moderna e ainda mais acessível é o ponto online.

Como o ponto online pode facilitar os processos de registro?

Com o ponto online, você tem muito mais segurança com relação às informações coletadas, e é possível extinguir qualquer tentativa de manipular as informações, uma vez que todos os dados são armazenados em um sistema.

Isso inviabiliza, inclusive, o acesso a informações alheias, diferentemente do que acontece no caso de um caderno ou quadro de ponto, por exemplo. O sistema de controle de ponto online torna possível a inviolabilidade dos dados referentes à jornada de cada empregado, conforme exigido no § 3º do artigo 74 da CLT.

O Departamento Pessoal, ainda, agiliza seus processos, pois tem em mãos, a qualquer tempo, relatórios automatizados repletos das informações dos funcionários, facilmente acessáveis.

 

Principais vantagens do ponto online para a empresa:

•       fácil monitoramento;

•       uso simples e rápido;

•       segurança garantida;

•       facilita o cálculo de horas extras;

•       controle online de onde você estiver;

•       gestão de pessoas mais ágil e fácil.

Principais vantagens do ponto online para o trabalhador:

O funcionário tem assegurada a devida remuneração, de quanto realmente trabalhou, mesmo fora da empresa.

Como funciona o ponto online?

Com um aplicativo, é possível registrar a entrada e saída via celular ou tablet. O funcionário de onde estiver pode fazer isso utilizando para isso a internet, ou até mesmo de forma offline. Neste segundo caso, os dados ficam armazenados na máquina, e quando o usuário estiver em um ambiente com wi-fi, os dados são transportados para o armazenamento em nuvem.

Com o app do Pontomais é possível, também, registrar o horário por meio de um geolocalizador, e caso o colaborador faça o registro fora da área limite da obra, o gestor recebe uma notificação em seu celular. Muito prático, não acha?

Se você gostou deste post sobre controle de ponto em canteiro de obra, confira também: Jornada do trabalhador externo: Saiba como funciona esse controle.

 

Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂