Conheça 5 dicas de como delegar tarefas para sua equipe

Existem muitas vantagens em delegar tarefas, pois a descentralização das atividades provoca sua equipe a colaborar mais. Assim, todos passam a ter mais responsabilidades e exercer mais influência no sucesso empresarial.

 

Delegar também é uma maneira de mostrar que os gestores confiam na equipe, transferindo para ela atividades estratégicas e operacionais. Por fim, é uma forma de ficar mais livre para gerenciar as pessoas e garantir o cumprimento dos processos, tarefas cruciais para a gestão do negócio.

 

Sabemos bastante sobre a importância de delegar tarefas e como isso pode ser feito com excelência. Por esse motivo, elaboramos um artigo para você. Continue a leitura e aprenda mais!

 

1. Faça uma lista das atuais tarefas

 

Uma coisa é certa: todo líder tem uma série de tarefas para entregar ao longo do expediente. Fazê-las sozinho pode até demonstrar compromisso e responsabilidade, mas essa atitude acaba comprometendo aquilo que mais importa, que é liderar as pessoas de forma eficaz.

 

Então, faça uma lista de todas as tarefas que podem ser delegadas à equipe de trabalho, de acordo com a importância e a prioridade. Assim, é possível transferir as atividades certas para os colaboradores mais indicados a cumpri-las.

 

2. Não comprometa o processo

 

Se você delegar para a equipe apenas as tarefas que você não quer fazer, sem motivos plausíveis, pode colocar tudo a perder. Os colaboradores percebem isso, e você começará a relação com eles com o “pé esquerdo”, comprometendo inclusive a confiança que eles depositam em você.

 

Da lista das atuais tarefas, selecione algumas com perfis variados: estratégica ou não; de curto, médio ou longo prazo; mais breves ou mais demoradas. Delegue cada uma delas de acordo com o perfil do colaborador. Dessa maneira, irá verdadeiramente transferir e não “jogar” o que não quer à equipe.

 

3. Avalie o perfil de cada colaborador

 

Uma importante pergunta para o sucesso da tarefa é: a quem delegar tarefas e o quê? Trata-se de um procedimento que merece atenção extra, já que um funcionário deve ficar responsável por tarefas que combinem com seu perfil comportamental e técnico.

Além disso, delegar a tarefa certa para o colaborador certo permite a ele desenvolver habilidades e competências importantes para sua carreira e para a atuação dentro da empresa.

 

Imagine deixar uma tarefa que demanda criatividade para alguém metódico ou vice-versa. É muito difícil dar certo, e isso não vai proporcionar crescimento ou motivação a ninguém. Nesse caso, o ideal é fazer a prévia análise do perfil comportamental, seja pela observação, com a ajuda do RH, ou pelo uso de tecnologia específica.

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4. Adote uma comunicação clara

 

Mais uma vez, delegar não é apenas “jogar” novas tarefas para os colaboradores e esperar por bons resultados. Vai muito além! É essencial comunicar com clareza e capacitar o profissional para que entregue resultados específicos, alinhados aos objetivos do negócio.

Comunicar-se com clareza significa ser objetivo e claro no que diz, aberto para tirar dúvidas e disposto a ajudar. Muitos líderes falham nesse ponto, pois, após delegar a tarefa, fecham-se e não dão nenhum tipo de suporte aos seus subordinados.

 

5. Recompense pelos resultados

 

Por fim, é preciso reconhecer e recompensar os talentos pelos resultados. Lembre-se de que as tarefas delegadas são de sua responsabilidade e foram transmitidas à equipe para deixá-lo mais livre para cumprir funções estratégicas. Por isso, no mínimo, você deve comemorar com os talentos pelas conquistas alcançadas. Assim, manterá a motivação em alta!

 

Agora você está por dentro do assunto e pode delegar tarefas com mais tranquilidade. Tenha em mente que os resultados são ótimos, vão desde o aumento da colaboração até a descentralização da responsabilidade, e isso tornará o negócio mais competitivo, ágil e eficaz no que faz, destacando-o de outros concorrentes do mercado.

 

E então, gostou das nossas dicas e está pronto para delegar tarefas? Aproveite para continuar aprendendo formas de motivar sua equipe com nosso artigo sobre como montar um plano de cargos e salários. Bom estudo!

 

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