Autonomia no trabalho: como melhorar o desempenho de seus colaboradores

A falta de autonomia no trabalho pode ser fonte de gargalos e outros problemas na sua empresa. Por isso, incentivar os funcionários a conquistar essa liberdade ajuda seu negócio a crescer. Nem todo mundo tem facilidade para desapegar dessa forma, mas quem deseja ir além nos negócios, precisa ir além na administração.

Isso inclui conseguir delegar tarefas. Quando você é capaz de dar autonomia para a sua equipe, significa que sabe que está cercado de profissionais competentes. Se você chegou nesse estágio, comemore, pois o seu negócio está prestes a ter uma melhoria em produtividade que vai trazer resultados incríveis em qualidade e faturamento.

Confira algumas dicas para dar autonomia aos funcionários agora mesmo:

 

Inspire confiança

 

Deixar seu funcionário tomar decisões é como dar uma bênção ao trabalho dele, mas exige muita responsabilidade. Pode ser que ele erre, ocasionando custos extras. Nesse momento, você precisa se posicionar como um líder moderno, que sabe que erros acontecem, ou toda a autonomia pode sair pela culatra.

Pense da seguinte forma: um funcionário com medo de errar nunca será capaz de agir por si próprio. Quem erra aprende com os erros e se torna mais completo para lidar com negócios. Se você mostrar aos seus subordinados que entende pequenas falhas, eles terão mais confiança em você e neles mesmos, além de trabalharem mais motivados.

 

Aposte na transparência

 

Reter informações necessárias para a tomada de decisões atrapalha a autonomia da equipe. Todos os envolvidos precisam estar cientes das etapas dos projetos para serem capazes de guiar a empresa no caminho de suas metas.

Organize uma ferramenta de comunicação interna que permita que seus funcionários conheçam os projetos da empresa e as metas a curto e longo prazo. Assim, quando elas forem atingidas, todos comemoram juntos o bom trabalho feito em equipe!

 

Crie metas e indicadores claros

 

Se você ainda não tem o hábito de traçar metas para a sua empresa, faça a lição de casa: para que seus colaboradores tenham liberdade de agir, eles precisam de algo que os norteie sobre qual o caminho trilhar. Adivinhe qual é esse norte? Sim, as metas!

Com elas, tudo fica mais simples. É como se você dissesse: queremos chegar em x, faça o caminho que preferir. E pronto! Você ganha mais tempo para descansar com a certeza de que a empresa está rumo ao sucesso.

Para que isso funcione, crie metas atingíveis e de fácil compreensão, dividindo-as entre todos os colaboradores da empresa. Os indicadores devem funcionar da mesma forma: serem fáceis de entender e acompanhar, para que a equipe saiba onde deve agir para reverter possíveis resultados ruins!

 

Tenha uma relação equilibrada com seus funcionários

 

Um dos maiores benefícios que uma empresa pode oferecer é o respeito entre patrão e empregado. Nunca seja agressivo com seus funcionários e também não permita que eles desrespeitem uns aos outros. Valorize quem ajuda a construir a sua empresa, independentemente do cargo que ocupa.

Isso fará de você muito mais que um empregador, mas também alguém para se admirar, deixando seus funcionários inspirados com seu estilo de administração para agir em nome da empresa e fazer jus à autonomia recebida.

 

Deixe que eles conquistem a autonomia no trabalho

 

Dar ao funcionário a chance de tomar decisões importantes é uma forma de reter talentos, por isso, essa possibilidade deve ser usada da melhor maneira possível.

Em outras palavras, seja esperto e dê responsabilidade para quem faz por merecer. Isso significa que aquele funcionário dedicado, que está sempre disponível nos momentos de crise, sua a camisa pela empresa e tem um ótimo desempenho, merece ter autonomia no trabalho. Escolha alguém que honra a empresa para representá-lo e não terá riscos em delegar funções.

Gostou das dicas? Está pronto para delegar tarefas e dar autonomia a seus colaboradores? Siga a Pontomais nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!