Com certeza você já ouviu falar que o investimento em tecnologia ajuda a reduzir custos numa empresa, certo? Mas você tem alguma ideia do motivo de isso acontecer? No primeiro momento, parece estranho: você está gastando dinheiro para colocar uma ferramenta no seu negócio, mas a ideia não era economizar?

O pulo do gato dessa lógica está no tempo. Quanto mais tempo você gasta fazendo tarefas que poderiam ser feitas automaticamente, menos dinheiro você ganha nas tarefas lucrativas. É por esse motivo podemos contar com a automação para reduzir custos.

Ainda não ficou claro? Então dá só uma olhadinha no texto que preparamos para te explicar melhor!

 

Automação de vendas

 

Uma automação bem legal, fácil de aplicar e barata de ser feita é a das vendas. Estamos falando aqui de uma coisa simples, como lojas virtuais. Esse tipo de tecnologia é totalmente acessível e, inclusive, existem sites que não cobram pelo serviço.

Agora vamos pensar: o que uma automação como essa traria de vantagens?

Bom, a primeira parte interessante é que a venda acontece de uma maneira passiva. O cliente vai até o site e compra, sem a necessidade de ter um vendedor.

O segundo ponto legal é que enquanto a loja virtual vende sozinha, você pode vender em sua loja também — duas vendas pelo tempo de uma!

 

Automação de cadastros

 

Se você ainda não sabia, aqui vai uma dica: ter o cadastro dos clientes é fundamental para qualquer negócio. Com esse tipo de informação é que podemos criar campanhas de marketing, divulgar produtos e, até mesmo, mudar o rumo da empresa para um ponto que atraia mais a clientela.

Mas tem um probleminha aí: quem gosta de ficar preenchendo formulários a caneta nos dias de hoje? Isso é cansativo. Às vezes, não temos a documentação em mão e se cometermos um erro, é preciso recomeçar do zero.

Assim, a automação de cadastros é uma ótima medida para essas situações. Sabe aquele clássico formulário online? É dele que estamos falando. Basta pedir o e-mail ou o telefone do cliente em sua loja e depois enviar o link do formulário para que ele possa preencher.

Sabe outra vantagem de utilizar essa forma de cadastro dos clientes? Tudo já fica organizado em uma planilha e você nem precisa gastar dinheiro. O Google Forms, por exemplo, é uma ferramenta gratuita do Google feita para criação de formulários — tudo que você precisa é de um e-mail no Gmail.

 

 

Redução de informações duplicadas

 

Um problema que as empresas enfrentam é com relação às informações duplicadas. Existem ocasiões em que anotamos duas vezes o pagamento da mesma conta, pedido de encomendas ou dívidas dos clientes. Esse tipo de situação pode virar um problema no final do mês e o caixa não fechar!

Algumas medidas de automação são integradas exatamente para evitar esse tipo de problema. Assim, quando entramos com uma informação que já consta no sistema, uma das duas é eliminada e evita a duplicação.

 

Programação de pagamentos

 

Sabe aquelas taxas e contas que pagamos todos os meses? Uma forma de poupar é buscar a automatização. Com pagamentos planejados você evita esquecer os prazos e pagar multas.

Se o objetivo é economizar, cortar custos e aumentar ganhos, multa é algo que não pode acontecer! Esse tipo de gasto não traz retorno nenhum para o investimento e tende a acontecer, normalmente, por descuido.

Então, a dica é ir no seu Internet Banking — se você ainda não tem, fale com o gerente do seu banco — e colocar em débito automático todas as contas que precisam, obrigatoriamente, ser pagas. Nesse caso entram contas de luz, água e aluguel. Caso você tenha mais alguma despesa fixa, inclua na lista.

E então, entendeu como dá para economizar usando a tecnologia? Todas as medidas que apresentamos aqui são baratas — ou gratuitas — e ajudam a poupar um pouquinho a cada mês. Dessa forma, a automação para reduzir custos é uma medida super interessante para você começar a aplicar em sua empresa. Que tal começar?

Mas antes de colocar tudo isso em prática, compartilhe este texto em suas redes sociais! Quem sabe você não ajuda um amigo?

 

 

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