A importância da autoconfiança é um assunto bastante discutido, especialmente na vida de líderes empresariais. Quando há autoconfiança, é possível alcançar grandes resultados, manter-se inconformado com o que tem e inspirar outras pessoas à ação.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Hoje, vamos deixar claro o que é (e não é) autoconfiança, seus benefícios e como pode ser desenvolvida na vida do líder. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

 

Afinal, o que é autoconfiança?

 

Para ficar mais claro, essa caraterística consiste em confiar em si mesmo, ter convicção de que pode fazer grandes coisas por meio das suas competências. Isso não pode ser confundido com autossuficiência, alguém que acredita que, sozinho, pode fazer qualquer coisa.

Essa firmeza pode (e deve) ser desenvolvida na vida do líder, garantindo que assuma uma posicionamento ainda mais consistente dentro da empresa. Dessa forma, é possível transmitir segurança para a equipe, mesmo em meio a momentos de crise.

 

 

Qual a importância da autoconfiança para o líder?

 

Imagine alguém que não confia em si mesmo, como pode assumir uma posição de protagonismo dentro da empresa? Se alguém não é convicto do seu próprio potencial, como as pessoas à sua volta poderão confiar nele? No líder, a autoconfiança é crucial.

Alguém com firmeza, pode ser beneficiado em três principais níveis:

 

  1. pessoal — elimina o excesso de ansiedade, pois acredita que os resultados adequados virão, ainda que demorem. E mais, eleva o seu poder de concentração;
  2. profissional — costuma ser muito mais bem-sucedido, pois não tem medo de ser protagonista e apontar o caminho a ser seguido por todos;
  3. empresarial — contribui para a estruturação de negócios robustos, pois transmite clareza para todos os outros profissionais que compõem a empresa.

 

Sendo assim, é possível afirmar que essa característica é importante para trilhar uma carreira de sucesso, conduzir outros profissionais à ação e garantir a robustez de empreendimentos. Um líder seguro transmite coragem; um líder inseguro, transmite medo.

 

Quais os princípios para a autoconfiança?

 

Como dito, esse aspecto pode ser desenvolvido ainda que alguém se considere inseguro a princípio. Na realidade, a maioria das competências de um líder pode ser aperfeiçoada ao longo da vida. Confira como:

 

  • um passo de cada vez — não tenha pressa, comece realizando pequenas coisas com muita convicção. Com o tempo, a firmeza será desenvolvida;
  • tenha disciplina — a disciplina é a capacidade de gerenciar bem o dia a dia, equilibrando as diversas atividades e entregando resultados. Faça disso um hábito;
  • errar é parte do processo — o erro faz parte do aprendizado e é uma das formas mais eficazes para aprender. Então não tenha medo, mesmo os melhores erram;
  • seja bom no que realmente importa — algumas pessoas tentam ser as melhores em tudo, mas você só precisa ser o melhor no que realmente importa; descubra o que é o mais importante, depois aperfeiçoe-se verdadeiramente nisso.

 

Agora você está por dentro do assunto. Se não possui autoconfiança ou deseja ainda mais, aproveite para desenvolvê-la com nossas dicas e colher os benefícios em sua vida pessoal e profissional. No final, será um grande referencial para todos à sua volta.

Gostou do nosso conteúdo? Entende a importância da autoconfiança na liderança? Agora, compartilhe conosco suas principais dúvidas ou experiências sobre o assunto nos comentários!

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂