Afinal, quais as diferenças entre departamento de pessoal e RH?

Devido à diversidade de tarefas interligadas, as áreas de departamento de pessoal e RH, durante muito tempo, foram vistas como um setor único, em que os profissionais deveriam exercer suas funções de forma generalista, a fim de suprirem as múltiplas atividades e não serem rotulados como profissionais engessados.

Mesmo com esse quadro ainda frequente em algumas empresas, o cenário está mudando e a função estratégica que o RH vem ocupando está reestruturando os setores. Dessa forma, a rotina é otimizada e os resultados são mais efetivos.

Para eliminar de vez essa confusão, neste post, abordaremos as principais diferenças entre DP e RH e suas respectivas funções no atual mundo corporativo. Confira!

Competências do RH

Com a necessidade de focar o quadro funcional para a empresa manter e elevar seu nome no mercado, o RH passou a ter funções mais estratégicas focadas em resultados e no bem-estar dos colaboradores.

Recrutamento e seleção

As exigências para um recrutamento de qualidade estão cada vez maiores, a fim de selecionar os perfis mais aderentes à cultura da empresa.

Ter um setor focado nessa tarefa é importante para a qualidade dos resultados, a retenção dos talentos e o fortalecimento da marca empregadora.

Treinamento e desenvolvimento

Responsável pela integração, pela atualização e pelo crescimento do profissional durante sua carreira na empresa, esse time tratará particularmente do alinhamento do conhecimento dos talentos de acordo com as necessidades da organização.

Avaliação de desempenho

Para manter as equipes em evolução e recompensar os colaboradores que se destacam, avaliar o desempenho de acordo com o que a instituição espera e as funções determinam é importante para garantir profissionais engajados e motivados.

Comunicação eficiente

O RH deve ser sempre o mediador entre a empresa e os empregados, portanto, prezar pela transparência na comunicação estabelece vínculos de confiança necessários para um bom clima organizacional e para a eficiência nos resultados.

 

Teste pontomais 2019

 

Competências do DP

O departamento de pessoal não deixou de fazer parte dos Recursos Humanos — apenas se tornou um membro muito importante —, cuidando de toda a parte burocrática referente à gestão de pessoas

Admissão

Quando a pessoa é aprovada pelo RH, ela é imediatamente encaminhada para o departamento de pessoal, que fará sua inclusão no sistema da empresa e em todos os benefícios aos quais ela terá direito. Dessa forma, o colaborador estará efetivamente contratado.

Folha de pagamento

É uma das atividades mais importantes no setor, pois atinge o salário, as horas extras, os descontos e o bônus de todo o corpo funcional. Os erros nessa etapa podem prejudicar o profissional e, até mesmo, a empresa, caso algum imposto seja calculado com imprecisão.

Desligamento

Assim que o profissional é desligado da empresa, o DP deve calcular os valores pertinentes à demissão e dar baixa no sistema e em sua carteira de trabalho, assim como realizar todos os procedimentos referentes ao processo de desligamento.

Como pudemos verificar, o departamento de pessoal e o RH têm funções distintas dentro da organização, mas são diretamente ligados quando o assunto é promover uma gestão de pessoas eficiente, otimizada e com resultados de qualidade.

Separar as funções é uma medida estratégica, pois desenvolve o potencial dos profissionais envolvidos, engaja a equipe e estabelece um vínculo de confiança entre os demais colaboradores com o setor.

Além disso, o gestor tem uma visão mais apurada do que pode ser melhorado nas áreas e investe diretamente no problema. Departamento de pessoal e RH são partes de um mesmo corpo, mas com funções distintas e indispensáveis para o bom funcionamento da engrenagem da organização.

 

Teste pontomais 2019

 

Gostou deste artigo? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar a esclarecer a dúvida de muitas outras pessoas?

No Facebook, Instagram ou Linkedin! Te aguardamos. 🙂

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 9.000 empresas e 180.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.