CONTRATE AGORA EXPERIMENTE GRÁTIS

A folha de ponto ainda vale a pena para sua empresa?

O que é folha de ponto?

  • Recurso estabelecido pela legislação trabalhista;
  • Utilizada pelas empresas para registrar os horários de entrada e saída dos funcionários;
  • Registrar e calcular intervalos para almoço (intrajornada).

O Ministério do Trabalho permite que esse controle seja realizado por diversos meios, entre manuais e automatizados. No entanto, será que os registros realizados manualmente, por meio de cartões magnéticos ou ainda utilizando os arcaicos carimbos em cartões são tão seguros e eficientes como a biometria ou os aplicativos?

Se você tem dúvidas sobre os benefícios de utilizar a tecnologia no RH da sua empresa, veio ao lugar certo! Dá uma conferida nas principais vantagens de ter uma empresa mais moderninha em relação ao controle de jornada dos seus colaboradores e tire suas conclusões!

Transparência nos dados

Uma boa relação trabalhista é baseada em profissionalismo e transparência. Quem deseja manter uma equipe comprometida, motivada e produtiva precisa criar um ambiente de confiança com seus colaboradores. E o que a folha de ponto tem a ver com isso? Tudo!

Toda ação realizada por seres humanos é passível de erros. Quando o gestor de RH tem que realizar cálculos manualmente, é possível haver falhas que implicam no valor da remuneração a ser recebida.

Hoje, existem sistemas bastante modernos que:

  • fazem o cálculo automático do banco de horas;
  • permitem ao próprio trabalhador consultar esses dados;
  • fornecem respaldo jurídico para contratante e contratado, garantindo o cumprimento da lei em relação à jornada de trabalho.

Segurança da informação

O registro de ponto manual pode até ser mais barato, mas não compensa pela insegurança. Um dado alterado, ainda que não seja feito de propósito, pode causar até mesmo um problema com a Justiça. E traz um gasto muito superior do que a implementação de um sistema online.

A empresa, além de acompanhar em tempo real se a jornada é cumprida adequadamente, ainda armazena essas informações com segurança. Assim, fica livre de possíveis fraudes, rasuras e perda de dados.

 

Evite processos trabalhistas com a Pontomais

 

Baixo custo

Se você ainda está mais preocupado com o orçamento do que as outras questões apontadas no decorrer deste artigo, sentimos em dizer que está completamente equivocado.

A Pontomais, por exemplo, não exige a compra e instalação de nenhum grande equipamento para que os colaboradores realizem o registro do ponto. Como tudo acontece online, a ação pode ser realizada pelo próprio smartphone de cada indivíduo ou por meio de um simples tablet. Ou seja, você não precisa investir em manutenção, bobinhas, cartões, livros etc.

Agilidade na rotina

Vamos direto ao ponto: o setor do RH há muito tempo deixou de ser um departamento exclusivamente burocrático. Hoje, ele é um dos principais ativos de uma empresa para alcançar melhores resultados. Por meio da promoção de ações que deixam os colaboradores satisfeitos, a consequência é que produzam mais.

Nesse sentido, não tem lógica alguma exigir que esse profissional passe seus dias somando e preenchendo tabelas manualmente. Afinal, isso pode ser feito de forma digital por um sistema de ponto moderno. Sendo assim, a rotina burocrática fica mais ágil e sobra tempo para se dedicar a assuntos que tragam resultados positivos.

Se você parar para pensar nas questões abordadas aqui, vai concluir que não vale muito a pena utilizar a folha de ponto, não é mesmo? É preciso tomar cuidado, pois um sistema obsoleto e difícil de controlar pode fazer a sua empresa perder competitividade no mercado.

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 

Controle de Ponto e Gestão de Jornada Pontomais


Leia também:

Ponto eletrônico e o futuro do mercado de trabalho: qual a relação entre eles?

Privacy Preference Center