4 problemas do controle de ponto manual que você precisa reconhecer

O controle de ponto manual está tradicionalmente implantado em quase todas as empresas, no entanto, oferece algumas limitações que você poderia facilmente resolver com o uso de tecnologia.

Desse modo, erros no registro do ponto, assim como as entradas e saídas fora do horário, por exemplo, podem demorar a ser percebidos. Por sua vez, as funcionalidades que a tecnologia pode oferecer de maneira bem simples constituem a melhor solução. Por exemplo, já pensou em poder saber em tempo real qualquer ponto que for registrado?

Continue com a leitura e conheça 4 problemas do controle de ponto manual e veja como resolvê-los.

1. Perda de informações

Toda informação cujo registro e a coleta sejam manuais se torna suscetível a perdas. Assim, quanto menos operações manuais, menos perda no conjunto das informações.

O controle das jornadas de trabalho dos funcionários deve estar o mais centralizado possível, a fim de se reduzir essa possibilidade de perdas. Como o controle de ponto manual pulveriza os registros em diversos locais (cartões ou relógios), é maior a probabilidade de erros de lançamento e de consolidação.

Uma forma de registro que não exigisse qualquer outra intervenção reduziria significativamente o risco de perdas.

2. Maiores riscos de erros de lançamento

Além de perdas físicas no registro manual, assim como das informações não lançadas, há, ainda, o risco de erros no lançamento do ponto manual.

Os registros manuais, sejam no relógio de ponto, sejam no ambiente de Recursos Humanos (RH) da empresa, estão sujeitos a erros em razão da própria natureza da operação. Um registro incorreto ou sua leitura e transcrição de modo inadequado vão alterar o resultado de frequência do trabalhador.

Assim como as perdas de informação, os erros nos lançamentos são de responsabilidade da empresa. É preciso, portanto, buscar formas de redução dessas possibilidades que podem gerar dores de cabeça para o gestor e custos para os negócios.

 

Baixe pontomais 2019

 

3. Demora para identificação de anormalidades

Lançamentos errados no sistema de ponto caracterizam anormalidades que não são percebidas de pronto. Assim, saídas antecipadas, entradas atrasadas e jornadas de turno incorretamente registradas, por exemplo, constituem essas irregularidades do registro de ponto.

De maneira geral, elas só serão percebidas quando do processamento das informações lançadas nos cartões ou nos respectivos relógios, o que é comum, quando se trata de controle de ponto manual.

Para essas situações, o ideal seria uma solução que permitisse a identificação em tempo real de qualquer registro. Isso traria maior controle para a gestão de RH.

4. Maior carga de trabalho

Qualquer trabalho manual que puder ser aprimorado com o uso de tecnologia tende sempre a reduzir a carga de trabalho consumida. Assim, dá-se com o registro de ponto manual.

Além do registro em si, a consolidação dos dados que compõem a folha de frequência do funcionário também pode ser otimizada por meio da tecnologia.

Todos os problemas nas atividades de controle de ponto manual apontados podem ser evitados com a adoção do ponto online. Portanto, é a tecnologia facilitando a vida da empresa e, em especial, do setor de RH.

Gostou deste post? Então, você vai gostar ainda mais: aqui está a oportunidade de experimentar gratuitamente um sistema de ponto online e perceber toda a diferença.

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

Teste gratis pontomais 2019