4 dicas para ter mais tempo livre gerenciando melhor sua empresa

Diversas vezes o excesso de atividades mais burocráticas (atividades-meio) diminui o tempo livre para a gestão estratégica do negócio, especialmente em micro e pequenas empresas, onde o quadro de funcionários é reduzido e, por isso, os gestores são responsáveis por muitas tarefas.

Essa falta de tempo não é boa para ninguém, mas existem algumas ferramentas que podem mudar essa situação, deixando mais tempo livre para gestão da empresa.

Ficou curioso? Pois hoje vamos falar exatamente sobre isso. Continue lendo e veja as principais dicas que separamos especialmente para você. Vamos lá?

 

1. Invista em novas tecnologias

 

Atualmente, o tempo é um dos recursos mais escassos no dia a dia, por isso é tão importante aproveitá-lo da melhor maneira possível. Nas empresas, muito desse tempo é gasto com atividades-meio que poderiam ser controladas com a tecnologia correta.

Um ótimo exemplo é o controle de pontos. Hoje, esse trabalho possui, ao menos, sete etapas diferentes, que envolvem uma infinidade de assinaturas e correções necessárias. Com a utilização da tecnologia, o controle de ponto pode ser feito online e suas etapas reduzidas para apenas três.

Além desse exemplo, existem tecnologias voltadas para o setor contábil, fiscal, jurídico, de projetos, etc. Essa diversidade pode ser muito bem aproveitada para otimizar seu tempo livre na empresa.

 

Teste gratis pontomais 2019

2. Delegue as tarefas

Essa segunda dica não é tão simples, pois demanda muita atenção e certa paciência do gestor. Delegar uma tarefa não é apenas jogar um amontoado de atividades para qualquer funcionário, muito pelo contrário, é saber encontrar a pessoa certa e treiná-la para isso.

Para delegar, é importante se atentar às seguintes etapas: identifique quem é o profissional ideal para assumir a tarefa; treine esse profissional com dedicação e paciência para que possa assumir a atividade; esteja presente para suprir eventuais dúvidas do colaborador.

Delegar tarefas, além de proporcionar maior tempo livre para o gestor, também demonstra confiança na equipe de trabalho, o que é essencial para o espírito de equipe.

 

3. Elimine os métodos desnecessários

 

Existem alguns métodos que ainda fazem parte da sua empresa, mas que não possuem grande utilidade para o negócio. Alguns desses métodos só existem por uma questão de cultura organizacional, mas se bem analisados, talvez nem sejam necessários.

Sabe aquelas planilhas que ainda são alimentadas, porém não possuem uma real utilidade? Ou aqueles papéis que são arquivados mês após mês, mas no fim das contas nunca são requisitados? Elimine esses processos, isso trará mais tempo livre para o que é realmente útil.

4. Faça uma gestão eficiente do seu tempo

 

Muitos empreendedores passam a maior parte do seu tempo apagando “incêndios” e, por isso, acabam sem espaço em sua agenda para algumas tarefas importantes. Assim, é fundamental gerenciar seu tempo de maneira eficiente, entendendo quais tarefas são realmente importantes e quais significam uma verdadeira perda de tempo.

Uma dica bem simples é anotar as principais atividades que devem ser realizadas no dia, e focar na resolução dessas tarefas. Isso pode custar alguns minutos da sua manhã, porém fará uma enorme diferença no final do dia.

Agora que já conhece nossas dicas de como ter mais tempo livre para gerenciar sua empresa, compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e ajude a multiplicar esse conhecimento!

 

Teste gratis pontomais 2019